A electrificação dos automóveis, na substituição dos tradicionais motores de combustão interna à base de combustíveis fósseis ou partilha destes com motores eléctricos, assume cada vez mais relevância no panomara internacional.

A rede MOBI.E é um desses exemplos, patente na mobilização da indústria nacional e internacional para o desenvolvimento de parcerias tecnológicas e culturais a todos os níveis, na concepção, produção dos diversos componentes do sistema, e na aplicação práctica destas soluções.
Temos abordado este tema com frequência no 4r1v, dando destaque aos modelos que vão surgindo, já que é uma realidade cada vez mais incontornável, dando o seu contributo para uma realidade sustentável ao nível dos transportes, particulares e públicos (recentemente, surgiu uma notícia alusiva ao desenvovimento pela Caetano Bus de um autocarro 100% eléctrico a circular já em 2010).

Quoting: "A MOBI.E é uma rede de carregamento inteligente, que utiliza energia eléctrica proveniente essencialmente de fontes renováveis e que servirá para abastecer os veículos eléctricos. Presente em todo o território nacional e acessível por todos os utilizadores, sendo compatível com todas as marcas de veículos eléctricos, a rede MOBI.E é o primeiro passo para que estes veículos se tornem uma realidade em Portugal... permitindo ainda ao cidadão saber do estado de carregamento do seu veículo, locais de carregamento ou outras informações, a qualquer momento, através da Internet, PDA, telemóvel e outros."
A fase piloto desta rede abrange 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido distribuídos por Portugal Continental, colocados em Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
Não deixe de visitar o site em http://www.mobi-e.pt
Vá lá que se lembraram da minha terra...normalmente as novidades chegam aqui tarde e mal
Já posso pensar mais a sério em meter o Pug eléctrico
Já sabemos que as cidades no litoral são as preferidas em quase tudo... mas felizmente a decisão de abranger cidades no interior logo no início de construção da rede, parece-me de saudar. Qual é a tua cidade natal?