China legaliza roubo

É bom ter o pão e o queijo na mão - a China esta a planear obrigar os construtores automóveis que queiram aceder ao mercado chinês a partilhar tecnologia de veículos eléctricos com os construtores locais. Ou seja, os construtores investem fortunas no desenvolvimento destas tecnologias e agora a China quer meter-lhe a mão.
Neste momento, para que qualquer construtor venda automóveis na China tem que se associar com um construtor local, e nunca poderá ter mais que 49% da associação. A China quer agora incluir esta clausula para que seja obrigatório partilhar qualquer tecnologia verde com os construtores chineses. Ou seja, tiveste o trabalho todo na investigação, agora passa para cá.

Claro que também temos que ver isto pelo chamado prisma do Bloco de Esquerda - o mercado chinês esta a explodir, e se todos compram um automóvel clássico, as implicações ambientais podem ser sérias. Logo sacrificar as grandes empresas para o melhor do mundo...pois, mas como quase tudo que sai da boca do Bloco de Esquerda, não é bem assim: a maioria da energia produzida na China vem da queima de combustíveis fosseis. Um carro eléctrico na China produziria indirectamente mais de 100mg CO2/km!

1 comentários:

  • Zé Miguel says:
    4 de outubro de 2010 às 14:01

    Olha que a china é o segundo país no mundo com maior instalação de energia eólica.

    Não é por acaso que querem as tecnologias Europeia, America e Japonesa no que toca a carros eléctricos. E a poluição nas cidades chinesas também é um assunto sério.

    Quanto ao roubo, bem, a china é uma XEROX gigante, o roubo já foi legalizado há muito tempo :|