Alfa Romeo MiTo TCT

A caixa de dupla embraiagem continua a generalizar-se - depois dos citadinos da VW, agora é a Alfa Romeo a introduzir uma caixa dupla embraiagem baptizada de TCT no seu MiTo. Esta caixa TCT (Twin Clutch Technology), vem agora no Alfa Romeo MiTo 1.4 MultiAir 135 cavalos, com 6 velocidades acoplada a um sistema Stop & Start e embraiagem seca que perdem menos energia que os sistemas com óleo.

Assim, os consumos baixam de 5,6 para 5,5 l/100km e as emissões de CO2 de 129 para 126 g/km.

Com mais binário que a versão de caixa manual de 5 velocidades (206 para 230 Nm em modo Dynamic), esta versão consegue ser mais rápida - 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos ao invés de 8,4 segundos. Esta caixa deve aparecer a seguir no Alfa Romeo Giulietta e no Fiat Punto Evo.

2 comentários:

  • Santos says:
    2 de agosto de 2010 às 23:42

    Eu a falar nele... muito bonito. Era a minha escolha neste momento. não me parece é que a caixa faça muita diferença

  • Turbo-lento says:
    3 de agosto de 2010 às 18:19

    Fara mais do que pensamos - inclusivamente, estas caixas pdem em breve substituir as manuais. Estas conseguem ser mais eficientes (mais rapidas a mudar as velocidades), têm um modo semi-automoatico e automátioc, são mais leves e menos complexas que as 100% automaticas e mais simples. Ao serem mais eficientes, reduzem os consumos sensivelmente e as emissões.
    Claro que são mais caras que a manual e se avariar em Portugal vai ser complicado encontrar quem saiba raparar uma...