Opel vendida

Esta é talvez a noticia mais importante da crise automóvel na Europa - o governo alemão aceitou a venda da Opel à Magna. Ainda não se sabe muitos detalhes, mas creio que antes de mais é importante saber porque é que a Fiat deixou a corrida.

A Fiat deixou a corrida porque foi-lhe negado acesso completo aos registos financeiro da Opel/Vauxhall - algo inaceitável porque poderia significar comprar algo que esta em pior estado do que o inicialmente afirmado. E o governo Americano não ajudou - os bens da Opel/Vauxhall não podiam ser protegidos pelo governo alemão durante o processo de falência da GM, ou seja, acordo tinha que ser conseguido até sexta-feira 29 caso contrario tudo ficava sob controlo dos tribunais americanos até a GM sair do Chapter 11.

A própria Magna afirmou que esta a ficar farta das constantes novas exigências da GM - a ultima apresentada na quinta-feira (a 24 horas do, mas no fim aceitou.
Algo que a Fiat recusou-se a aceitar. Se a Opel ficou em boas mãos só o futuro dirá - pior que os construtores estão os fornecedores (como a Magna) e os Americanos são peritos em puxar tapetes.

1 comentários:

  • Peter J says:
    1 de junho de 2009 às 21:12

    Chega de unioes manhosas...
    A fiat também quer'mama', depois de quase estar na falencia quer comprar tudo e todos.
    Espero que a Opel consiga ultrapassar esta crise da melhor forma.