Fiat quer Saab, GM America Latina e GM Europa

Nada para o chefe da Fiat Sergio Marchionne - após da aliança com a Chrysler, a Fiat aponta a mira à GM Europa (leia-se Opel e Vauxhall), GM América Latina e Saab!

Esta é uma actualização deste post anterior do mesmo tema.

Saab
Numa entrevista ao canal Bloomberg, Marchionne classificou a Saab como sendo uma oportunidade interessante mas de pequeno volume para o mercado. Continua dizendo que seria interessante combinar a Saab com outra marca, aproveitando a rede de concessionários Saab já disponível nos Estados Unidos.
Tendo em conta que a Saab e a Alfa-Romeo são marcas "semelhantes", será que Marchionne quer mesmo manter a Saab ou a sua compra é apenas um "custo" para conseguir a Opel? As vendas da Saab podem estar em queda, mas é uma marca com forte presença nos Estados Unidos e Reino Unido - 2 mercados em que a Alfa-Romeo nunca singrou: a Alfa Romeo vende poucos carros no Reino Unido mas tem estado fora do mercado americano à mais de 15 anos.
GM Europa e GM America Latina
Já é publico o interesse de Marchionne em adquirir a GM Europa/Opel e a GM America Latina, bem como o não interesse na GM Russia ou China - 2 mercados em que a GM tem tido bastante sucesso.
Se Marchionne conseguir adquirir a Saab, Opel e GM America Latina estas devem ficar dentro da "nova" aliança Fiat-Chrysler, enquanto a Maserati, Ferrari e Iveco devem ficar dentro da "antiga" Fiat SpA. Parece simples, mas lembrem-se que a GM deve reter os direitos sobre o design e tecnologia usados pelos Opel.

GM aproveita?
Segundo o New York Times, a GM quer ter uma participação de pelo menos 30% na Fiat pela venda da Opel. Marchionne já veio dizer que não dá mais de 10%.
Esta exigência da GM é engraçada, porque à cerca de 2 anos a GM pagou cerca de 2 mil milhões de dólares para quebrar a parceria entre Fiat e Opel - segundo a Fiat, a Opel/GM não queriam ensaiar novas tecnologias mais eficiente e a Opel diz que a Fiat não prestava a devida importância aos detalhes e padrões de qualidade...a sério?! A Fiat não prestar atenção aos detalhes e qualidade!)

1 comentários:

  • Herege says:
    28 de maio de 2009 às 03:24

    Isto cheira-me a máfia, ainda a pouco tempo a FIAT andava a queixar-se na rua da amargura, agora quer tudo de uma vez?? uhmmmm