José Megre, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal e criador das duas maiores provas nacionais da categoria, faleceu no passado dia 22, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

Formado em engenharia mecânica com especialização em Automóveis em Londres, Inglaterra (1963-66), Megre, conhecido como o "pai" do todo-o-terreno em Portugal, foi responsável pelo aparecimento da Baja Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é hoje conhecida como Rali Transibérico.
Nos anos 70, o antigo piloto somou três participações no Campeonato do Mundo de ralis e lançou três livros sobre as suas participações no Paris-Dakar, prova rainha do todo-o-terreno mundial.
Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15 mil quilómetros. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.
Viajante compulsivo, esteve em 193 dos 194 países soberanos reconhecidos no planeta, só lhe faltava o Iraque.
Site oficial www.josemegre.com
Paz a sua alma.
Uma peça importante no nosso mundo automóvel.
Soube que os paises africanos pelos quais o paris-dakar passava, tinham-lhe pedido para idializar uma prova semelhante, mas com outro nome, e ele tinha aceitado o desafio, mas não foi a tempo de o terminar.
Os meus sentimentos e respeito para tal Homem. Que descanse em paz e... obrigado