Esta na hora de desesperar

As acções da General Motors caíram para 3.36 dólares e os analistas do Deutsche Bank dizem que o valor vai atingir zero dólares muito em breve. A Opel, marca da GM na Europa, pediu ao governo alemão ajuda, que foi rapidamente recusada.

Zero já valem as acções da Chrysler que levou outra nega, desta vez da Hyundai. Parece que o futuro mais provável é partir as várias componentes da empresa e a venda a diferentes interessados.

E parece que quando falei das consequências da falência da Chrysler e GM na Europa fui um pouco optimista demais. Não estamos apenas na falência da Opel, Saab e Chevrolet mas o inicio de uma bola de neve bastante destrutiva na industria automóvel.

A falência da GM ou Chrysler vai arrastar consigo concessionários, distribuidores, fornecedores e até outros construtores fora do universo GM/Chrysler/Ford.
Como os construtores partilham componentes entre si e fornecedores, a queda de um dos construtores pode arrastar consigo vários fornecedores. Que por sua vez, vai interromper as linhas de montagem de outros construtores já em aperto com a queda de vendas.

Segundo a Global Insight, a queda da GM vai significar a falência de empresas como a Lear e Johnson Controls (com fábricas em Portugal) e afecta directamente a Toyota e Honda- vão cair como domino.

1 comentários:

  • Richard says:
    17 de novembro de 2008 às 12:26

    Até a "grande" Toyota está em apuros, o mercado automovel está sem dúvida a sofrer com a crise e parece que não vai acabar por aqui...