Os automóveis elétricos estão cada vez mais populares, incluindo na Finlândia, mas segundo dados dos centros de inspeção estes falham mais nas inspeções regulares que automóveis de combustão da mesma idade, e quase metade dos elétricos que falham a inspeção são da Tesla.
Segundo a Traficom (a agência estatal de transportes finlandesa) a venda de automóveis elétricos deverá ultrapassar as dos automóveis de combustão (híbridos incluídos) em 2026, mas reprovam mais nas inspeções obrigatórias em 2024: 16% dos automóveis elétricos que vieram à sua primeira inspeção reprovaram, contra apenas 5% dos automóveis a gasolina e 11% dos diesel.
Distribuição de reprovações por modelo elétrico:
- Tesla Model 3: 49% reprovam;
- Renault Zoe: 19% reprovam;
- Tesla Model S: 16% reprovam;
- Tesla Model X: 14% reprovam;
- Porsche Taycan: 12% reprovam;
...enquanto no fundo da tabela...
- Kia Niro: 4% reprovam;
- Volvo XC40: 4% reprovam;
- Volkswagen eGolf: 4% reprovam;
- Hyundai Ioniq: 4% reprovam;
Segundo os inspetores a causa dos problemas parece estar em plataformas que não suportam corretamente o peso da viatura levando à degradação de suportes, e principalmente no casos dos Tesla, problemas de suspensão.
Curiosamente o modelo a combustão que mais reprova as inspeções na Finlândia é o Dacia Duster com 24% de reprovações, enquanto o melhor é o Audi Q2 com 0%.
0 comentários:
Enviar um comentário