Finlândia - elétricos reprovam mais nas inspeções

Os automóveis elétricos estão cada vez mais populares, incluindo na Finlândia, mas segundo dados dos centros de inspeção estes falham mais nas inspeções regulares que automóveis de combustão da mesma idade, e quase metade dos elétricos que falham a inspeção são da Tesla.

Segundo a Traficom (a agência estatal de transportes finlandesa) a venda de automóveis elétricos deverá ultrapassar as dos automóveis de combustão (híbridos incluídos) em 2026, mas reprovam mais nas inspeções obrigatórias em 2024: 16% dos automóveis elétricos que vieram à sua primeira inspeção reprovaram, contra apenas 5% dos automóveis a gasolina e 11% dos diesel.

Distribuição de reprovações por modelo elétrico:
- Tesla Model 3: 49% reprovam;
- Renault Zoe: 19% reprovam;
- Tesla Model S: 16% reprovam;
- Tesla Model X: 14% reprovam;
- Porsche Taycan: 12% reprovam;

...enquanto no fundo da tabela...
- Kia Niro: 4% reprovam;
- Volvo XC40: 4% reprovam;
- Volkswagen eGolf: 4% reprovam;
- Hyundai Ioniq: 4% reprovam;

Segundo os inspetores a causa dos problemas parece estar em plataformas que não suportam corretamente o peso da viatura levando à degradação de suportes, e principalmente no casos dos Tesla, problemas de suspensão.

Curiosamente o modelo a combustão que mais reprova as inspeções na Finlândia é o Dacia Duster com 24% de reprovações, enquanto o melhor é o Audi Q2 com 0%.

0 comentários: