Crianças a bordo...perigo constante!


Devido ao meu trabalho na industria alimentar, estou constantemente a receber literatura, artigos e noticias várias. E quase todas as semanas há um novo perigo que ameaça o ser humano. Seja um novo tipo de bactéria ou composto químico. Ou é o excesso de sal ou o stress. Juro que as vezes parece que algures no mundo, cientistas reunem-se e tiram papeizinhos de dentro de um chapéu para decidirem o perigo da semana. Pontualmente lá vem uma boa noticia - sabiam que mulheres que 2 vezes por semana fazem sexo oral e "engolem" reduz o risco de cancro da mama em 40%? É verdade.
E na segurança na estrada é um pouco o mesmo - todas as semanas há um novo perigo que deve ser combatido até a extinção.
O mais antigo é beber e conduzir. Mas actualmente pouca gente bebe e conduz. Vemos as noticias da policia a aumentar a vigilância mas o número de condutores apanhados é pequeno. Mas tal como na industria alimentar, tem que se arranjar uma nova ameaça. Portanto, pim, pam, pum...e são as pessoas que conduzem enquanto falam ao telefone. Mas aí industria dos telefones e automóvel rapidamente reagiram com os telefones com voz alta, Bluetooth entre outras tecnologias.
E recomeça o jogo do pim-pam-pum e começaram a implicar com os idosos ao volante com tempos de reacção apenas comparáveis com o tempo de viagem da Terra a Lua. Em seguida viraram-se para as pessoas que conduzem sobre o efeito de drogas ou medicamentos, (esquecendo que graças a crise do Sr. Socrates metade da população anda com anti-depressivos) e agora falam de ir atrás de quem fuma ao volante. Ninguém esta seguro. Esperem até terem a ASAE começar a fazer inspecções às sandes que trazem no porta-luvas!
Mas durante todos estes anos e inúmeras tentativas não foram capazes de deslumbrar o maior perigo que há na estrada actualmente. Afecta adultos que cumprem o limite de velocidade e não conduzem sobre o efeito de qualquer substancia. Cumprem a lei, gostam dos sogros e muitos vão a igreja no Domingo de manhã. Estou a falar das crianças.
Recentemente aceitei uma boleia de um amigo numa viagem de Lisboa a Torres no seu monovolume com as suas 3 crianças e devo dizer que é completamente real. Um deles gritava com um timbre que juro que sentia os tímpanos prestes a rebentar. Vi brinquedos a voar e apanhei um susto monumental quando uma cabeça do Noddy aterrou no meu colo no banco do passageiro. E se tivesse algo debaixo do pedal do travão? Foi uma das viagens mais aterradoras que já tive e nunca uma única vez ultrapassamos o limite de velocidade imposto.
Li alguns artigos disponíveis na net (no google - "children distract driver") e vi que as principais distracções para os condutores são:
  • Crianças a puxar cabelos
  • Crianças a pontepear costas dos bancos
  • Lutas
  • Atirar brinquedos
  • Gritar
Já conduzi depressa demais, já conduzi a falar ao telefone...já conduzi depressa demais enquanto falava ao telefone, mas em nenhuma destas situações fui tão perigoso quanto se fosse a conduzir com aquelas crianças. Eu acho que atirava o carro para a berma só para terminar o sofrimento.
Não consegui arranjar estatísticas sobre quantos acidentes são causados por pais que se passam ao volante e tentam dar uma chapada nos filhos, mas acredito que deve haver muitos acidentes assim.
Mas o que pode ser feito?
O primeiro problema são os monovolumes, os carros familiares de eleição...sim, vamos dar muito espaço as crianças para poderem atirar brinquedos uns aos outros.
Podemos dar-lhes brinquedos...Que nas mãos da mais angelical de crianças torna-se numa arma mortal. Podemos não dar-lhes brinquedos e aí gritam de aborrecimento e temos que aturar a interminável pergunta "Já chegamos"?
Há CD's de musica de crianças mas depois de ouvir o Ruca por 10 minutos estava pronto para dar um tiro no painel de instrumentos ou mudar para a Antena2.
Os DVD's no carro com os ecrãs nos encostes de cabeça também não funcionam, porque em estradas com curvas seria uma boa forma de por os miúdos a vomitar, além de distrair os outros condutores na estrada - no dia que arranjar um destes leitores vou fazer a A1 a noite com um filme pornográfico no leitor! Aposto que ninguém me ultrapassa...
Colar a boca das crianças com fita gomada parece boa ideia mas duvido duvido que seja eficaz...
Alguem tem ideia melhor? Deixem nos comentários.

3 comentários:

  • Anónimo says:
    2 de abril de 2008 às 15:21

    Boas tardes Turbo-lento,

    Bom post... Especialmente, a última frase do primeiro paragrafo! lololol

    Realmente as crianças, se mal comportados / hiperactivas, podem ser extremamente perigosa na condução de um adulto!

    E o melhor remédio para isso não acontecer...

    ...não tenham "putos" fiquem-se por isto:

    "mulheres que 2 vezes por semana fazem sexo oral e "engolem"

    lololol

    Bernardo - O critico! :)

  • Nelson Cruz says:
    4 de abril de 2008 às 13:09

    Infelizmente a cena do fellatio é apenas mais uma daquelas "lendas urbanas" q circulam por email (tal como a de que olhar para belos seios prolonga a vida dos homens). Se virem bem, o endereço do site NÃO é da CNN, apesar das aparências. :)

    No entanto, podem continuar a contar essa às mulheres q eu não me importo! :D

    Quanto às criancinhas… ainda se admiram pq eu não quero ter filhos…

    Possíveis soluções? Sedativos? Anestesia? Fita cola na boca e umas algemas? Separador em acrílico (tipo os táxis americanos) com insonorização?

  • Anónimo says:
    10 de abril de 2008 às 00:50

    Não sei qual é o problema. Tenho dois filhos pequenos, um monovolume e eles vão calmos e felizes nas viagens. A isso chama-se educação e intransigência. Eles nunca conheceram outra forma de viajar que não fosse sentados nas suas cadeiras. São eles proprios que pedem o cinto de segurança se eu me esqueço de lhes colocar. Mas hoje está na moda fazer as vontadinhas todas aos meninos pois podem ficar traumatizados e depois dá no que se vê....