Adeus Golf GTI VII

Devem ter notado todos aqueles anuncios de promoções de venda de automóveis até Setembro porque o imposto automóvel vai subir - isto deve-se ao facto que entra em vigor o Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP) em que as emissões de CO2 vão aumentar. Mas não é só aumento de preço, alguns modelos vão desaparecer - entre eles o Golf GTI VII não regressa.
Já tinha escrito que o grupo Volkswagen tem andado às aranhas para se adaptar à transição do antigo New European Driving Cycle (NEDC) para o novo Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP) - por exemplo a Porsche está a adiar as entregas de novos automóveis. Neste caso, o atual Golf GTI desaparece na Europa, ficando apenas o Golf GTI Performance (mais adiante ainda devemos ter a versão de série do Golf GTI TCR concept) - é caro demais adaptar o GTI base e só deve voltar com a próxima geração do Golf que deve chegar em 2019. Será curioso de ver se o mesmo vai acontecer com o Octavia RS que usa o mesmo motor.

Mas não é o único - na BMW o M3 e M4 deveram desaparecer em Setembro. O M4 deverá voltar antes do fim de 2018, mas o M3 só deverá regressar com a nova geração do Série 3 algures no final de 2019. E segundo o BMWBLOG não há modelos a gasolina do Série 7 para a Europa até ao próximo ano!

0 comentários: