[update - interior]Novo Skoda Fabia apresentado

Eis o novo Skoda Fabia, 3ª geração do nome. Ligeiramente mais pequeno por fora (mais curto e mais baixo - mesmo assim 3,99 metros no comprimento total) mas com mais espaço interior (incluindo na mala que massa a 330 litros) graças a uma estranha salada russa mecânica.
 
O designe é uma evolução do modelo anterior, simples mas mais dinâmico e angular. Mais adiante deverá chegar a versão carrinha combi mais longa em 25 centimentros e maior capacidade de mala (520 a 1395 litros). O equipamento é básico de série mas a lista de opcionais é vasta com acesso sem chave, câmara de marcha-atrás, tejadilho de vidro, travagem automática de emergência em cidade e sistema multimédia com ecrã táctil com sistema Mirror Link para aceder ao seu smartphone.
 
Relativamente à "salada russa mecânica", usei esta expressão porque pensei inicialmente que este novo Fabia, seguindo a lógica de plataformas do grupo VW, utilizaria a plataforma PQ26 que o actual Polo utiliza e que é uma evolução da PQ25 utilizada pelo Fabia 2. Mas na verdade, segundo o site ifaster.cz, o novo Fabia é 50% módulos MQB (nova plataforma modular VW usado no Golf e outros), 40% PQ26 (a actual plataforma do Polo) e 10% PQ25 (que é do anterior Fabia 2). Sei que se trata de uma escolha provavelmente económica, mas misturar componentes tão diversos não aumenta as chances de problemas? Esperemos que não.
 
Segundo a Skoda, os motores são 17% mais eficientes. Debaixo do capot terá (a gasolina) 2 variantes do motor de 1 litros de 3 cilindros com 60 e 75 cavalos, seguido de 2 variantes do 1.2 litros TSI com 90 e 110 cavalos. A diesel terá o 1,4 litros TDI com 75, 90 e 105 cavalos e poderá receber uma caixa DSG de 7 velocidades.
Infelizmente não vai haver uma versão desportiva RS - será substituído por um nível de acabamento designada Monte Carlo que terá um aspecto mais desportivo e mais opções de personalização.
Visto no Carscoops

update 26-08-2014
Enfim uma foto oficial do interior do novo Skoda Fabia.
 

0 comentários: