Sinal Sonoro dos tempos

Tenho que confessar que nos 2 meses com o meu Renault Twizy "quase atropelei" 10 pessoas. Sim, "quase atropelei" porque basicamente consegui chegar o suficientemente perto para identificar o perfume da pessoa e mesmo assim não saiam da minha frente! Se há coisa que aprendi é que confiamos demasiado nos nossos ouvidos e não no conjunto dos sentidos. E ai entra uma das características do Renault Twizy - o aviso sonoro.

É que além da buzina normal, temos um avisador sonoro para chamar a atenção das pessoas sem ter que usar a buzina. O que é bom por 2 razões: usar a buzina costuma ter uma reação/resposta negativa por parte das pessoas e no Twizy o raio da buzina parece que faz mais barulho dentro que fora do carro! Mas até o avisador às vezes não basta - ia atrás de uma jovem, usei o avisador e ela simplesmente puxou do telemóvel porque pensou que tinha recebido uma chamada!

Mas recordo umas férias em Marrocos para um casamento de uma amiga em que a buzina é tão (ou mais) importante que o volante. Especialmente quando o condutor do táxi achou que perdia muito tempo em fazer a rotunda toda para inverter a marcha e resolve fazer a rotunda em contra-mão! E também foi útil quando decidiu circular em cima do passeio para evitar a fila que se tinha formado na estrada. Aparentemente é por isso que em Marrocos as pessoas circulam em grupos nos passeios - os condutores tentam sempre evitar acertar neles. Provavelmente porque dá mais trabalho na esquadra...

Aprendemos nas aulas de código que a buzina só se deve usar para avisar outros condutores ou peões de situações perigosas, caso contrário podemos arriscar uma multa. Mas habituamo-nos a usar a buzina como algo multi-usos: além dos usos devidos, conseguimos chatear a esposa que nunca mais se despacha ou os idiotas que bloqueiam o cruzamento mesmo sabendo que não deviam ali estar.

Tal como uma palavra ou som que pode ter vários significados conforme é pronunciada, uma buzinadela pode ter vários significados. E enquanto olho para o meu smartphone acho incrível que apesar de toda a tecnologia atualmente disponível os únicos meios de comunicar com outros automóveis é pelo uso dos piscas, luzes e buzina. E tendo em conta que hoje em dia usar a buzina ou os faróis tem uma conotação negativa e o mais certo é mostrarem-nos o dedo pouco sobra. Já não era altura de outra forma mais avançada, sofisticada e acima de tudo eficiente de comunicar entre automóveis?

Já pensei em adquirir um destes - um quadro digital que coloca-se no vidro traseiro que permite transmitir mensagens ao carro que segue atrás de si.

Até já tenho algumas ideias para mensagens - para condutores de Audi's usados "Vai cheirar o cano de escape de outro". Para Seats Ibiza comerciais "olha para a minha traseira, não para o traseiro dela".

Mas e à frente? Para quando um sistema universal que envie uma mensagem a um automóvel especifico que se aproxime em sentido oposto e lhe transmita as suas intenções. Por exemplo, enviar para o ecrã do GPS desse carro que pretende cruzar-se com ele e avisa-o da sua chegada. Com uma contagem crescente para tornar ainda mais interessante.

Ou melhor, insultar os idiotas que em Lisboa teimam em bloquear os cruzamentos quando deviam ter esperado no semáforo!! Assim poderia direcionar a sua raiva diretamente ao caramelo e não ofender os ouvidos de meio mundo com a sua buzina. Vantagens para toda a gente.

Mas aproxima-se uma era em que vai haver um grande número de automóveis híbridos capazes de circular em silencio, e além dos outros automobilistas vamos ter peões à mistura. Como comunicar com eles?

A buzina é mais velha em veículos com 4 rodas do que o próprio motor a combustão! Ainda há pouco tempo, ao visitar uma feira de antiguidades a minha filha apontou para um daqueles antigos telefones com o teclado rotativo e perguntou-me o que era aquilo.
A buzina automóvel devia estar a fazer-lhe companhia...mas até arranjarmos uma forma de enviar mensagens diretamente aos outros condutores e para a cabeça dos peões a dizer "não é o seu telemóvel a tocar, é um carro atrás de si e quero passar", vamos ter que continuar a usar a buzina. Google, Microsoft, alguma ideia?

0 comentários: