Novo Seat Leon 3

Enfim apresentado o novo Seat Leon, um dos modelos críticos para o futuro da marca espanhola - e mesmo podendo discutir se é belo ou não, tímido não é. E ao contrario do modelo cessante apenas disponível em 5 portas, esta 3ª geração vai ter uma carrinha e um coupe.



O design segue um pouco o actual Ibiza com o concept IDE com todos estas arestas e ângulos - temos as ópticas, entradas de ar e retrovisores e aquelas 3 nervuras nos flancos. Infelizmente perde as pegas das portas ocultas no pilar C que eram originais.



Se bem que vai ser o primeiro familiar com a opção de faróis dianteiros só de LEDs. Até o A3 e Golf o tiverem claro. Acima de tudo, é que não vemos que interessa - este novo Leon é baseado na mesma plataforma modular MQB que os novo Audi A3, do novo Volkswagen Golf 7 e próximo Skoda Octavia. Mesmo sendo mais curto em 5cm que o Leon actual, a distancia entre eixos aumenta em 6 cm, melhorando a habitabilidade traseira e a capacidade da mala (mais 40 dm3 que o actual para 380 dm3). isto tudo perdendo 90 quilos de peso.


Infelizmente o interior não é tão exuberante como o exterior, é muito sombrio. Debaixo do capot todos os motores têm injecção directa e turbo - e segundo a Seat, em conjunto são 22% mais económicos que os motores actuais. A diesel chega o 1.6 TDI 105 cavalos e o 2.0 TDI de 150 cavalos. A gasolina temos o 1.2 TSI com 86 e 105 cavalos, o 1.4 TSI de 122 cavalos e o 1.8 TSI com dupla injecção (directa e indirecta) com 180 cavalos. Todos podem ter caixas manuais de 5 ou 6 velocidades ou a já conhecida DSG de dupla embraiagem.


Mais tarde deverá chegar a versão Cupra, a carrinha Sports Tourer e o Coupé.

2 comentários:

  • Syfer says:
    22 de julho de 2012 às 14:07

    Parece um ibiza gordo. Bela caca.

  • Turbo-lento says:
    23 de julho de 2012 às 11:53

    tendo visto múltiplas imagens do seat Leon 3 e ao longa da voda ter feito multiplas viagens ao WC posso dizer que não tem nada a haver - passando o sarcasmo ao lado, concedo que é diferente das curvas que o actual nos habituou mas até parece interessante com qualquer coisa de alfa romeo. Ficarei à espera de vê-lo ao vivo - há muitos automoveis que ao vivo não parecem nada como nas fotografias.