Greenpeace ataca Volkswagen com o seu próprio anúncio

Este vídeo surpreendeu-me porque sempre achava os ecologistas como pessoas sérias sem sentido de humor - alemães de mau humor por assim dizer. Afinal, como caracterizar um grupo que achou boa ideia matar focas para depois incriminar as populações indígenas para fundamentar uma proibição completa da caça à foca? Mas enfim, passando ao humor verde - a Greenpeace resolveu pegar no anuncio da Volkswagen com o "Little Vader" e fazer uma versão a criticar a Volkswagen porque pelos vistos estes não se estão a esforçar nas reduções de emissões da sua gama e que aparentemente estão-se a opor contra mais limitações de emissões pela EU.
Deverá haver em breve um segundo episódio. Já agora alguns factos que a Greenpeace aparentemente esta a esquecer:
- as emissões de automóveis da Europa estão muito abaixo das americanas e chinesas e não os vejo a fazerem o mesmo tipo de campanha nestes países...
- a VW já anunciou que terá uma versão híbrida para cada modelo disponível e modelos eléctricos a caminho a curto prazo
- não seria mais útil pegar no dinheiro gasto na compra de direitos da Star Wars à Lucas Arts para estes anúncios e alimentar os pobres?
- uma das criticas da Greenpeace é que a VW não reduz as suas emissões o suficiente, o que eu discordo. Segundo a Greenpeac as emissões médias da VW em 2009 eram de 153 g CO2/km que colocava a VW na 10ª posição de 14 construtores. E desde 2009, a VW reduziu as suas emissões em 4.1% enquanto que em igual período a Toyota reduziu em 10%. Pois, mas a VW reduziu 4.1% mesmo tendo neste periodo engolido a Bentley e Bugatti enquanto a Toyota inclui 2 hibridos (Prius e Auris) e uma série de Lexus que são vendidos principalmente como híbridos em igual período e que a própria Toyota já admitiu serem extremamente poluidores na produção.
- E há um pormenor final - uma coisa é medir a poluição que sai pelo cano do escape, mas e a poluição na produção dos automóveis? É que a Toyota já admitiu que o seu Prius é muito poluidor para produzir mas as fábricas alemãs da Mercedes, BMW e VW têm ganho todo o género de prémios de ambiente enquanto as japonesas não...
Uma nota - não estou contra a Greenpeace pressionar empresas para serem mais ecologistas, mas antes de o fazerem verifiquem os dados e façam bem as contas antes de abrir a boca.

0 comentários: