F1, as alterações que surgiram da reunião da FIA


Tínhamos falado à uns tempos atrás num post que a Associação de equipas de Formula 1 (FOTA) tinha realizado um pedido para a FIA alterar alguns pontos no campeonato. Esta depois de os analisar e divagar sobre eles, decidiu adoptar algumas das sugestões e alterar outras.


A regra mais controversa, foi a decisão do vencedor do campeonato, este será o piloto que ganhar mais grandes prémios, sendo ainda assim sujeito à pontuação através do já velhinho 10-8-6-5-4-3-2-1. Com esta regra pretende se valorizar a vitória dos pilotos, ainda que possa resultar em classificações muito particulares, por exemplo, se esta regra tivesse em vigor na época transacta, o campeão seria o Massa, com 6 vitórias seguido de perto por Hamilton, o caricato disto, é que o Hamilton teria mais pontos que Massa!!! Creio que a sugestão da FOTA era melhor, 12-9-7-5-4-3-2-1, continuando a valorizar os vencedores dos grandes prémios mas sem estas situações caricatas. Enfim…
Outras regras alteradas que entrarão em vigor já na próxima época serão:

Carros:
Peso dos carros será publicado logo seguido às qualificações
Pneus de chuva passarão a chamar se de pneus intermédios
Pneus de chuva extrema passarão a chamar-se de pneus de chuva

Pilotos:
No primeiro dia de testes, os pilotos terão de se apresentar para uma sessão de autógrafos
Todos os pilotos eliminados na qualificação têm de estar imediatamente disponíveis para entrevistas.
Todos os pilotos que se virem obrigados a abandonar a corrida, têm de estar disponíveis para entrevistas
Todos os pilotos que se qualifiquem fora dos 3 primeiros lugares, têm de estar disponíveis para entrevistas.

Equipas:
Um porta-voz da equipa tem de se encontrar disponível para entrevistas durante a corrida.

A meu ver, de todas as alterações anunciadas, só lamento a questão das vitórias, o que previne um piloto de adoptar uma pilotagem kamikaze? Não se ganha, então elimina se o mais directo opositor! Só interessa as vitórias não é? De resto, muito bem toda essa questão das entrevistas, temos de reconhecer que existem momentos monótonos na corrida (para ser sincero, este ano não estou a ver isso a acontecer muitas vezes, ou assim espero) e assim cativa se o público.

3 comentários:

  • R3volution says:
    18 de março de 2009 às 14:02

    já tou a ver que mais vai parecer um reality show, que pilotos a competir... só para os milhões da tv! e essa do vencedor do campeonato, sem comentários...

  • Desalinhado says:
    18 de março de 2009 às 14:27

    Em relação ás entrevistas, siceramente sou bastante a favor, prefiro ouvir detalhes da corrida dos verdadeiros intervinientes a suposições, por vezes completamente desprovidas de sentido, de jornalistas.
    Quanto ao vencedor do campeonato, ridículo mesmo.
    Agora uma questão, compensa fazer carros fiáveis, ou fazer carros que durem apenas uma corrida? Sabendo que se precisa ganhar apenas umas 6 ou 7 corridas, as outras 11 ou 12 são pra encher chouriço, mais vale por logo meter toda a carne do assador e fazer motores apenas para durarem uma corrida.

  • Desalinhado says:
    18 de março de 2009 às 14:29

    Outro exemplo... Imaginemos que vamos ter um circuito onde o conjunto chassis/aerodinamica favorece os ferrari e prejudica os mclaren, o que impede o Hamilton de se atirar pra cima do Massa e acabar com a corrida de ambos e proporcionando uma vitória a um outsidder?