Euro NCAP atualizado em 2026

Seguindo a atualização o calendário de atualizações a cada 3 anos o EuroNCAP anunciou atualizações ao seu sistema de testes, com grande foco na "ergonomia" e eficácia dos sistemas de ajuda à condução (ou seja, menos quantidade de ajudas e mais qualidade de ajudas) e a novidade de análise pós-acidente.

O EuroNCAP vai dividir a segurança automóvel em 4 partes cada uma com a sua pontuação e estrelas: condução segura, evitar o acidente, proteção no acidente e segurança pós-acidente.

Ajudas à condução
Esta atualização é também o EuroNCAP admitir que deu um tiro no pé - antes de serem legalmente obrigatórias o EuroNCAP "encorajava" os construtores a instalar estes sistemas para conseguirem obter uma boa pontuação (sem elas era impossível ir além das 4 estrelas), mas como muitos sabem estes sistemas não são perfeitos, podem ser intrusivos e até perigosos como no caso de travagens fantasma que estão a dar que falar em França. Agora, enfim, a EuroNCAP anuncia mudanças nos testes destes sistemas para premiar apenas os mais eficientes.

Para o ano vão verificar a precisão e visibilidade da indicação do limite de velocidade aplicável com conjunto de instrumentos com testes de estrada aberta (antes apenas em circuito) envolvendo motociclistas e ciclistas, tal como os avisos de saída de faixa e os sistemas de travagem em múltiplos cenários de estrada real.


Voltem botões!
Para o ano os construtores vão receber pontos adicionais para sistemas de vigilância de distração mais eficazes e botões/comandos manuais para as funções mais comuns.


Melhores crash-tests
Para as impactos de frente vão passar a usar manequins/crash-test dummies com diferentes formas, idades e pesos tal como já fazem os americanos. A avaliação dos testes de impacto lateral vai ser revista para dar mais importância à segurança dos peões e passará a incluir simulações.


Segurança pós-acidente
Seguindo a evolução na China as pegas das portas retrateis devem manter-se operacionais após um acidente e o sistema eCall será avaliado e pontuado se incluir na chamada o número de ocupantes da viatura acidentada mesmo se estes não tiverem o cinto posto. Especificamente para os automóveis elétricos têm que isolar automaticamente a bateria de tração e incluir um alerta em caso de ser detectado um incêndio da bateria.

0 comentários: