Este é o novo Mercedes Mercedes GLC EQ 100% elétrico, que ocupa o lugar vago do EQC mas que não vem substituir o atual GLC que creio foi lançado em 2023. São dois modelos completamente diferentes que ocupam o mesmo espaço do mercado, e como em equipa vencedora não se mexe o atual GLC a combustão ira continuar a ser produzido ao lado do seu mano elétrico que tem uma grande grelha!
Claramente por fora dá para ver que um GLC não tem nada a ver com o novo GLC EQ - o que significa que em breve teremos um restyle do GLC para alinhar as grelhas. E não há forma de lhe escapar: parece uma versão disco das grelhas dos Mercedes dos anos 70 a 80, como os W114. Esperem ver mais desta grelha no próximo Classe C que deve chegar em 2027, tal como os farois com luzes diurnas em LED em forma de estrela. Esta grelha opcional contem 942 Leds e permite um espetáculo de luz que irá atrair olhares na estrada.
O perfil é semelhante entre os GLC, mas as versão EQ é claramente mais fluida - a Mercedes anuncia um Cx de 0,24 o que é bastante bom para um SUV desta dimensão. Atrás recebe novos farois LED com a mesma forma em estrela e um spoiler de 2 peças.
Relativamente ao atual Mercedes GLC o novo GLC EQ é 13 centímetros mais comprido, a distância entre eixos cresce 8 centímetros (passageiros traseiros agradecem), é 2 centímetros mais largo mas com a mesma altura de 1,64 metros.
No interior este novo GLC EQ estreia o novo tablier MBUX Hyperscreen, que com quase 100 centímetros de comprimento ocupa quase todo o tablier com saídas de ar redondas m cada extremidade e duas retangulares finas por baixo.
O MB.OS inclui ambos softwares da Microsoft e Google, o MB.UX virtual assistant e o pacote de assistência à condução MB.Drive que usa 10 câmaras externas, 5 radares e 12 sensores ultrassónicos.
Tem ainda um novo sistema de iluminação interior e se quiser algo de especial pode ter o tejadilho de vidro panorâmico "Sky Control" que recebe 162 estrelas da Mercedes gravadas entres as camadas de vidro e isolamento dando a ilusão de flutuarem podendo brilhar individualmente em uma de 64 cores à escolha.
Graças a colocação da bateria no fundo o novo Mercedes GLC EQ consegue uma bagageira de 570 litros atrás e uma dianteira "frunk" de 128 litros à frente. Se rebater os bancos traseiros consegue atingir 1.740 litros.
Baseado na nova plataforma MB.EA conta com um sistema elétrico de 800 volts compativel com carga rápida até 330 kW que permite recuperar 300 quilometros de autonomia em 10 minutos. No lançamento estará disponivel na versão 400 4Matic com uma bateria NMC de 94 kWh uteis que permite uma autonomia de 713 quilometros e um consumo médio WLTP entre 14,9 e 18,8 kWh/100 km. Este valor é conseguido (em parte) graças a uma ter uma segunda velocidade para as vias rápidas. A versão 400 4 Matic com 2 motores elétricos a debitar um total de 490 cavalos acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.
Todos os GLC EQ recebem de série bomba de calor, um novo sistema de gestão de travagem regenerativa/mecânica e pode adicionar a suspensão pneumática Airmatic do Série S que inclui a direção nas 4 rodas e controlo inteligente das suspensões. Além de ler a estrada à sua frente usa dados do Google Maps para manter a menor distancia ao solo possível para melhorar a aerodinâmica continuamente.
0 comentários:
Enviar um comentário