Mercedes: steer-by-wire em 2026

Depois da Toyota e Tesla, a Mercedes anunciou que em 2026 ira disponibilizar um sistema de condução "by wire" sem ligação física entre o volante e rodas em 2026. Se aquele volante tipo manche de avião vem incluído é uma boa pergunta.

Este sistema permitira diferentes comportamentos e desmultiplicação em continuo conforme o modo/tipo de condução. Segundo a Mercedes para assegurar a segurança do sistema há redundância para todos os componentes (acionadores, fontes de alimentação, processadores, etc) para que se um elemento falhar tudo continua a funcionar corretamente. E para o caso de todo o sistema de direção by wire falhar o veiculo continua controlável usando a direção traseira e a travagem de rodas especificas usando o ESP.

Basicamente o mesmo que é feito nos aviões comerciais quando perdem o controlo de direção em voo - aceleram/desaceleram motores de diferentes lados para controlar a direção.

Relativamente ao volante tipo manche de avião será interessante de ver se também avança - graças à desmultiplicação em continuo o volante só roda 170º e remove um obstáculo para ler o conjunto de instrumentos que permite um novo design de tablier.

0 comentários: