Aliança Renault e Nissan diluída

Apesar de lutar pela sobrevivência a Nissan continua a reduzir a aliança com a empresa que a salvou da falência.

A Renault e Nissan anunciaram uma redução das participações/modelos cruzadas para 10%. Este novo acordo que flexibiliza os laços entre as duas partes marcas - oferece flexibilidade a ambas, se bem que a Renault sai por cima já que detém 36% das ações da Nissan.

Ainda dentro desta reorganização a Renault adquiriu a participação de 51% da Nissan na sua joint venture indiana, a Renault Nissan Automotive India Private Ltd, passando a deter a totalidade das acções. Permite à Renault reforçar a presença na Índia, o terceiro maior do mundo, para a sua expansão internacional.

A Nissan abandona também o compromisso de investir 600 milhões de euros na Ampere (a subsidiária elétrica da Renault), mas a Ampere continuará o desenvolvimento de um modelo elétrico desenhado pela Nissan baseado no futuro Renault Twingo.

0 comentários: