Consegue identificar este carro? Uma pista - não é um Aston Martin. Então o que é?
Para responder a essa questão temos que fazer uma viagem no tempo. O Jaguar XJ-S foi apresentado em 1975 para substituir o Type-E e depois da atualização em 1981 a marca inglesa começou a trabalhar num sucessor.
Assim nasceu o project XJ41/42.
Infelizmente, e como é habitual, a Jaguar não tinha muito dinheiro e o projeto arrastou-se. Quando a Ford adquiriu a Jaguar em 1989 cancelou o projeto e decidiu antes atualizar o XJ-S mais uma vez para o manter em produção até 1996 como o XJS.
Sob a direção da Ford a Jaguar começou a desenvolver o XK8/XKR.
Aí entra em cena o senhor Tom Walkinshaw, fundador da TWR, que além das participações desportivas também produzia o mais potente Jaguar XJR-S. Tom Walkinshaw queria substituir o XJR-S por um modelo seu melhor que o que a Jaguar estava a desenvolver e pressionar a marca inglesa. Contactou o designer Ian Callum que conhecia o project XJ41/42 e propôs a sua interpretação como o Project XX.
A Jaguar mostrou interesse, mas já estavam comprometidos ao XK. Porém, outra marca pertença da Ford mostrou interesse - a Aston Martin.
Pediram a Callum que adaptasse o design para se parecer um Aston Martin e a Ford autorizou desde que usassem a plataforma do XK8 (que era uma atualização da usada no XJS) e o máximo de componentes do universo Ford. Assim, recebeu os farois traseiros do Mazda 323F, pegas das portas do Mazda MX-5, piscas dianteiros do MX-3, comandos interiores do Ford Scorpio mas os espelhos retrovisores vieram do Citroen CX.
E assim, o Jaguar que nunca foi virou um Aston Martin e definiu o design que a marca seguiria por muitos anos. The end...
0 comentários:
Enviar um comentário