O meu Renaut Twizy já completou 12 anos - foi dos primeiros exemplares a aterrar em Portugal e em breve o meu filho ira começar a conduzi-lo. Tendo em conta a idade há algum tempo que procuro um substituto e apesar da Renault/Mobilize ter anunciado o Duo este não estará á venda ao consumidor final. Mas uma pequena empresa francesa KG Automobile localizada em Haute-Savoie vai levar ao salão de Paris o seu "La Bagnole" e quero um tanto quanto quero a próxima lufada de ar!
Basicamente pegaram no lema da Lotus "simplifique e adicione leveza" e em boa forma francesa exageraram! É um quadriciclo pesado inspirado no Jeep Willis com uma grande distancia ao solo acessível e econômico para pequenas viagens e estará disponível em 2 versões: uma versão sem carta de condução em frança e uma versão mais potente limitada a 80 km\h (em Portugal ambas precisariam da carta de condução B1).
A mecânica deste pequeno engenho (2,82 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 1,43 metros de altura) é interessante e tirando os motores elétricos, todos os materiais são produzidos localmente em Haute-Savoie incluindo a bateria de 48 volts. Tem 2 motores elétricos atrás (um em cada roda traseira) e pesa (conforme a versão) 404 a 441 quilogramas o que permite trepar declives até 40% transportando até 650 litros/150 quilogramas de carga.
Há 2 versões programadas - uma para conduzir sem carta (em França) limitada a 45km\h com uma motorização de 6 kW alimentada por uma bateria de 6 kWh capaz de uma autonomia de 70 quilômetros por 9.900 euros (expansível opcionalmente para 135 quilômetros com uma bateria de 12 kWh por 2.890 euros), e a versão de 80 km\h com uma motorização de 11,6 kW (15 kW em pico) alimentada por uma bateria de 12 kWh capaz de uma autonomia de 135 quilômetros por 12.790 euros.
A carga da bateria é feita apenas via uma tomada de 220 volts caseira, e atenção que tejadilho, portas e para-lamas são opcionais!
0 comentários:
Enviar um comentário