Este é o Lamborghini Temerario, sucessor do Huracan e o primeiro Lamborghini com motor turbo e tração dianteira! Infelizmente temos de nos despedir do sonoro V10 atmosférico que é substituído por um V8 biturbo e 3 motores elétricos a debitar 920 cavalos.
Se há marca que consistentemente acerta com os nomes é a Lamborghini, e Temerário encapsula (segundo o dicionário da priberam) tudo isso: arrojado, arriscado, imprudente, perigoso, precipitado. Tudo o que um Lambo devia ser. Claro que reformar o sonoro V10 atmosférico e trocar por um V8 hibrido parece um passo na direção errada mas um V8 biturbo de 4 litros PHEV sempre é melhor que 100% elétrico. Funcionou no Revuelto….
O design exterior é tipicamente Lamborghini - angular, agressivo e mais extremo que o Huracan que substitui.
Especialmente atrás com aquele grande extrator que parece tirado dos GTs de competição, que complementa a ponteira de escape central entre os farois hexagonais traseiros. Nem precisa de uma grande asa atrás...
Segundo a Lamborghini o novo design permite um aumento de 103% de apoio aerodinâmico atrás que pode ir para 158% se for para o pack opcional Allegeritta Pack que corta 27 quilogramas ao peso - é o modelo em verde.
O interior é uma versão reduzida do interior coberto de hexágonos do Revuelto - notem a organização do tablier, conjunto de instrumentos digital, sistema multimédia e o 3º ecrã para o passageiro. Mas acima de tudo temos botões...muitos botões! Botões para os modos de condução (Città, Strada, Sport, Corsa e "mamma mia" Corsa Plus), botões para a gestão do motor (Recharge, Hybrid and Performance) e claro um para o Drift mode!
Segundo a Lamborghini graças à nova estrutura em alumínio além de aumentar a rigidez torsional em 24% dá também mais espaço para as pernas e cabeças.
Como disse no início debaixo do capot traseiro temos um V8 biturbo de 4 litros do grupo Volkswagen mas totalmente modificado pela Lamborghini - debita 790 cavalos e 732 Nm entre as 9.000 e 9.750 rpm com o redline as 10.000 rpm de apenas 4 litros! Mas o motor de combustão não está sozinho - é ajudado por 3 motores elétricos de fluxo axial alimentados por uma bateria de 3,8 kWh arrefecida a água: dois no eixo dianteiro e um terceiro motor elétrico no final da cambota para uma resposta linear ajudando nas rotações mais baixas/médias. Mas esta hibridização significa que em média o Temerario é 150 quilogramas mais pesado que o Huracan.
Tudo somado e esta motorização V8 biturbo hibrida PHEV com 3 motores elétrico debita 920 cavalos nas 4 rodas via uma caixa DCT de 8 velocidades transversal. Acelera dos 0 aos 100 km\h em 2,7 segundos e atinge 343 km\h de velocidade máxima.
Sendo um hibrido plug-in é possível carregar a bateria de 3,8 kWh via uma box de 7 kW demorando 30 minutos. E sim, é possível mover o novo Temerario em modo 100% elétrico - os motores elétricos dianteiros permitem uma autonomia de 14 quilômetros. Sim, este é o primeiro Lambo de tração dianteira!
0 comentários:
Enviar um comentário