Baseado no Mercedes Classe G

O Mercedes Gelndewagen aka Classe G aka "G-Wagen" já cá anda desde 1978 e provou ser uma maquina fenomenal. Disponível com versões civis, profissionais e até militares o Classe G também serviu de base para alguns modelos "específicos". Eis 3 modelos que aprecio e que provavelmente não conheces mas que por debaixo é um Classe G.


Heuliez Intruder - 1996
Um verdadeiro coupé-descapotável todo terreno baseado num Mercedes G320 - mantem o 6 cilindros de 3,2 litros e a transmissão integral, mas reduzido a 2 lugares com um tejadilho rígido dobrável elétrica. Se quisesse atravessar o mundo em estilo você queria um Intruders e não um Range Rover Evoque ou VW T-Roc descapotáveis.






A Heuliez apresentou um concept completamente funcionam no salão automóvel de Paris em 1996, mas nunca foi produzido em série. O concept ainda existe e atualmente reside nos EUA - o que nos leva ao modelo seguinte.


Status and Class Contender XG - 1996
Apesar de não ter dado origem a um modelo de série o Heuliez Intruder serviu de inspiração a este Status and Class Contender XG também baseado no Classe G. Construído pelos italianos da OPAC é apenas um coupé completamente personalizável podendo até receber um frigorifico. 

Cinco unidades foram produzidas.


Millennium Mercedes - 1999
Mas este é o meu preferido - o casamento entre um Mercedes SLK 230 com um Classe G 300D de 3 portas calçado com os pneus do G500. E até gosto da cor! Foi o projeto do investidor Jim Rodgers para atravessar o mundo em estilo com a sua companheira Paige Parker para marcar a passagem do milénio - mais de 152.000 milhas e 116 países em 3 anos com um casamento no meio.

A ideia original era usar a mecânica de uma Toyota Hilux com carroçaria de um Porsche 911 descapotável, mas Gerhard Steinle (quem iria tornar a ideia realidade) sugeriu usar este duo da Mercedes já que o comprimento e a distância entre eixos era a mesma. 


A Mercedes-Benz US doou os modelos dadores e em 3 meses os californianos da Metalcrafter criou este hibrido e um reboque a condizer. Curiosamente o mais difícil deste projeto foi conseguir colocar toda a eletrônica do SLK dos anos 90 a funcionar com a mecânica analógica dos anos 70 do Classe G...mais no site.

0 comentários: