[UPDATE]Novo Porsche 911 GTS apresentado

O Porsche 911 já conta com 61 aniversários e como versão mecânica da teoria da evolução recebeu múltiplas mudanças: passou de motor arrefecido a ar para arrefecido a água, começou por ser de motor atmosférico e hoje são todos turbo e agora com o restyling do Porsche 911 992 passa a incluir uma variante híbrida com dois motores elétricos. É um bravo novo mundo e para já a Porsche apresentou apenas imagens dos Carrera GTS T-Hybrid e do Carrera.

Exteriormente a maior novidade são as 10 cortinas aerodinâmicas no para-choques dianteiro que ajudam a reduzir o coeficiente aerodinâmico cD de 0,32 para 0,27 e dá ao GTS o ar de um tubarão a sorrir. Há ainda um difusor ativo debaixo do capot e para-lamas dianteiros, novos farois dianteiros que incorporam os piscas. Atrás recebe farois mais finos, nova admissão de ar e escapes duplos centrais. O GTS recebe ainda pneus traseiros ainda maior passando de 305 para 315.





No interior recebe de série um conjunto de instrumentos digital.


Um Porsche hibrido não é propriamente novidade, e com o sonoro 918 Spyder até tinha um modo 100% elétrico mas para o 911 a Porsche apenas usa a eletrificação para melhorar as performances - não há um modo EV. Neste Carrera GTS T-Hybrid usa um novo 6 cilindros de 3,6 litros ajudado por 2 motores elétricos, um colocado entre o compressor e turbina e outro motor elétrico no fim da caixa PDK.

O motor abandona os dois turbos anteriores passando a usar apenas um turbo de grandes dimensões mas com a assistência do motor elétrico o turbo é capaz de atingir 120.000 rpm eliminando o lag e adicionado 30 cavalos e 149 Nm de binário a baixa rotação. Elimina também a necessidade de uma wastegate, porque ao levantar o pé do acelerador este motor funciona como um gerador para alimentar via um sistema elétrico de 400 volts a bateria de lítio com 1,9 kWh e 27 quilogramas na mala à frente que alimenta também o segundo motor elétrico na caixa PDK de 8 velocidades que adiciona 54 cavalos/40 e 149 Nm de binário. Este motor elétrico também serve de motor de arranque. Tudo somado estamos a falar de 540 cavalos e 609 Nm de binário.

Para ilustrar a diferença que esta assistência elétrica faz, a Porsche diz que numa drag-race este novo GTS é mais rápido nos primeiros 2,5 segundos que o 911 Turbo S.

Segundo a Porsche o sistema elétrico e outros equipamentos que passaram a ser de série (como a direção nas 4 rodas) este novo GTS é 50 quilos mais pesado que a geração atual...com apenas 2 lugares. Se escolher ter 4 lugares no seu novo GTS aí a diferença de peso passa para 75 quilos. A direção nas 4 rodas passa a ser de série nos GTS e o Porsche Dynamic Chassis Control passa a ser um sistema eletro hidráulico alimentado pelo mesmo sistema elétrico de 400 volts.

O importante a manter é que a hibridização não foi feita para melhorar consumos/reduzir emissões - existe uma redução mas irrisória, foi feita para melhorar a performance sendo capaz de arrancar de parado mais rápido que o Turbo S.
update 24-09-2024

0 comentários: