NHTSA aponta o dedo ao Autopilot

Enfim terminou a avaliação da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) aos múltiplos acidentes (956 acidentes entre janeiro de 2018 e agosto de 2023) que envolveram veículos da Tesla com o Autopilot ativo. E a conclusão final é que o Autopilot e FSD fazem um péssimo trabalho a assegurar-se que o condutor está na verdade a prestar atenção ao que o carro está a fazer.

A Tesla diz que avisa os condutores que têm de prestar atenção e estarem prontos para segurar o volante a qualquer momento, mas segundo a análise da NHTSA o sistema em sí pouco faz para manter o condutor na linha e pronto a reagir. Em 59 acidentes analisados pela NHTSA os condutores tiveram tempo suficiente (5 ou mais segundos) para reagir, e em 19 desses mais de 10 segundos para evitar a colisão mas os condutores nada fizeram - nem travar ou tentar desviar.

O relatório conclui outra coisa que é muito importante - a Tesla batizou de Autopilot um sistema de ajuda à condução que não é capaz de controlar o condutor que pode ser enganado pelo nome sonante. Parece algo que pode ser usado em casos de publicidade enganosa...

0 comentários: