[update]Novo Citroën C3 Aircross apresentado

Depois de apresentar o novo C3 a Citroen apresentou o novo Citroën C3 Aircross - um SUV urbano acessível com 7 lugares e possibilidade de uma motorização 100% elétrica. O Dacia Jogger que se cuide porque vem aí o C3 Aircross! Para já só temos imagens do exterior, nada de fotografias do interior ou detalhes técnicos.

Exteriormente segue o mesmo design do novo C3, mas leva o visual SUV um pouco mais longe recordando um pouco o concept Oli e o comprimento adicional (agora com 4,45 metros) até fica mais atraente. Confesso que de perfil com aquele tejadilho em branco (opcional) recorda-me do anterior Fiat 500 L de 7 lugares.





Como disse não há fotografias do interior. Custa a acreditar que tenham conseguido colocar 7 passageiros em apenas 4,45 metros - para referencia o Dacia Jogger mede 4,55 metros de comprimento. Não há fotos do interior, mas certamente os 2 últimos lugares anulam completamente qualquer espaço da bagageira.

A Citroen não deu informações oficiais sobre o que se esconde debaixo do capot mas devemos ter as versões hibridas a gasolina do 3 cilindros 1,2 litros PureTech com 100 e 136 cavalos, e elétrica de 113 cavalos como o e-C3 ou para compensar o maior tamanho talvez tenha acesso às outras versões com 136 e 156 cavalos.

Nas fotos do interior dá para ver o mesmo tablier do novo Citroen C3 e bastante espaço na segunda fila de bancos graças à distancia entre eixos para 2,67 metros e 460 litros de bagageira. 



Mas o mais importante é que no novo C3 Aircross temos a opção de adicionar 2 assentos na mala, claramente assentos para crianças/pessoas mais pequenas e pela foto quase não há espaço para as pernas na 3ª fila de assentos. Para "ajudar" a 2ª fila não desliza em calhas para poder dar espaço à 3ª fila - mas não há problema, nos 40 litros de mala que sobra com os 7 lugares levantados dá para meter uma serra para cortar as pernas desses ocupantes. 

Mas para compensar as barras do tejadilho aceitam até 200 quilos de peso logo dá para amarrar 2 adultos médio ao tejadilho. Atenção que se for para a opção dos 7 lugares a capacidade da bagageira (em configuração de 5 lugares) passa de 460 para 330 litros de espaço. 

Debaixo do capot o novo C3 Aircross estará disponível com o 3 cilindros turbo de 1,2 litros com 100 cavalos associado à uma caixa manual de 6 velocidades e a versão hibrida de ciclo Miller com 136 cavalos acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem. Estará também disponível com versão 100% elétrica ë-C3 Aircross de 113 cavalos alimentada por uma bateria 44 kWh capaz de uma autonomia WLTP de 300 quilómetros, mas não deverá ter direito à futura versão elétrica mais barata.

0 comentários: