Recordar o Volvo 242 Turbo Evolution

Depois de tropeçar no Volvo 760 Turbo Grupo A (porque não o conhecia e dei com ele a procurar informação sobre a família Peugeot) continuei a ler e descobri outra história ainda mais interessante e peculiar - a história da homologação do Volvo 242 Turbo Evolution de 1983.

Como referi antes em 1982 a Volvo estava indecisa entre continuar a investir no mais antigo 240 Turbo ou desenvolver o 760 Turbo, mas devido às melhores caraterísticas o upgrade do 242 Turbo de competição recebeu a luz verde. E aqui começa a historia peculiar - as regras do FIA Grupo A obrigam à construção de 500 unidades de estrada mas não diziam nada acerca de serem vendidas a clientes...



Em 1983 a Volvo enviou para os Estados Unidos os 500 veículos base com motor de maior capacidade e os componentes adicionais a homologar: turbo maior, intercooler, injeção de água, caixa manual Getrag de 5 velocidades, diferencial e travões específicos, e aileron traseiro para o que seria o Volvo 242 Turbo Evolution.

Mas como eu referi, estes 500 Volvo 242 Turbo Evolution foram fabricados mas nenhum foi vendido aos clientes finais após homologação pela FIA...mais ou menos. A Volvo retirou todos os elementos específicos exceto o motor SOHC motor de 2,1 litros (com o turbo de série, não o de competição), capot plano e a grelha dianteira e venderam-nos aos americanos como o 242 GLT Turbo com um "pacote de acabamento e performance" adicionado por mais 995 dólares. Mesmo assim este modelo tinha 161 cavalos de potência contra os 127 da versão Turbo normal.



0 comentários: