Apresentado em Outubro de 2019 a Volkswagen acaba de apresentar a atualização do Golf 8. Normalmente este tipo de atualizações limitam-se a cosmética e algumas melhorias de tecnologias e motores, mas neste caso é bastante mais que isso: o Golf 8 era baseado na plataforma MQB inicial, mas este modelo atualizado mudou para a plataforma MQB Evo estreada pelos novos Tiguan e Passat. E ao mesmo tempo corrigir os conhecidos problemas do Golf 8: qualidade do interior, sistema multimédia e software.
Como disse exteriormente as diferenças são discretas - notem os novos projetores, novos para-choques e grelha dianteira, novos farois dianteiros e traseiros, e um (opcional) logo iluminado. Recebe novas jantes, que nas fotografias do Golf GTI parecem ser da Alfa Romeo.
No interior não há grandes mudanças mas várias melhorias há bastante necessárias - mantem o conjunto de instrumentos digital mas o novo sistema multimédia MIB4 com um ecrã de 10,4 ou 12,9 polegadas deixa de estar em linha com o conjunto de instrumentos, tal como nos novos Passat e Tiguan. Voltamos a ter botões no volante e os comandos tácteis da climatização e voluma passam a ser iluminados.
Ao nível de tecnologias temos, de série ou opcional conforme versão, "AreaView " (visão 360º graças a 4 camaras), "Park Assist Pro" (que permite estacionar o carro à distancia) e "Park Assist Plus com opção de memória" (estacionamento completamente novo num percurso previamente memorizado). Como "piece de resistance" este Golf estará disponível de série com a assistente digital IDA baseado no ChatGPT.
Debaixo do capot há algumas novidades. As versões PHEV foram atualizadas com uma bateria maior: passa de 10,6 kWh para 19,7 kWh permitindo uma autonomia 1005 elétrica de quase 100 quilómetros e passam a ser compatíveis com carregamento AC 11 kW e DC até 50 kW. A versão Golf eHybrid mantem a potencia combinada de 204 cavalos, mas a versão GTE passa de 245 para 272 cavalos.
Também novidade é que a versão GTI passa a debitar 265 cavalos mas apenas disponível com a caixa DSG de 7 velocidades - sim, o Golf GTI tem menos potência que o Golf GTE...Pelo menos até as versões GTI Clubsport e R chegarem no final de 2024.
As restantes motorizações não sofrem alterações - o 1.5 eTSI e TSI de 115 e 150 cavalos a gasolina, e a diesel o 2.0 TDI continua disponível com 115 e 150 cavalos.
update 12-02-2024
0 comentários:
Enviar um comentário