Todos os anos o TUV alemão compila os dados dos centros de inspeção automóvel alemães para avaliar o estado do parque automóvel alemão e no mais recente relatório coloca no fundo da lista com o maior número falhas significativas o Tesla Model 3. Na Alemanha o controlo arranca a partir do 3º ano após venda e como o Model 3 chegou em 2019 só agora temos os primeiros dados sendo interessante de ver como vai evoluir com os modelos mais recentes.
O Tesla Model 3 ficou no 111º lugar da lista com uma percentagem média de falhas significativas de 14,7%. O TÜV detetou problemas nos travões (devido ao pouco uso dos discos e calços devido a travagem regenerativa estes perdem eficiência ao longo do tempo) e problemas de eixos e suspensões.
Para referência acima do Tesla Model 3, respetivamente no penúltimo e antepenúltimo lugar desta lista do TUV, ficaram o Dacia Sandero com uma taxa de 11,4% e o Seat Alhambra com 10,3% de percentagem média de falhas significativas.
Segundo o TUV o problema não é o facto de ser um elétrico - o mais velho Volkswagen e-Golf fica no 4º lugar com 2,6% e o Renault Zoe em 49º lugar com 5,1 % de percentagem média de falhas significativas. O problema está na politica da Tesla de não ter um plano de manutenção regular onde seriam facilmente detetados e corrigidos problemas de iluminação, pneus, travões, etc.
A TUV recentemente que em breve ira começar a fazer um controlo técnico mais adequado aos veículos elétricos, incluindo avaliação da bateria e dos elementos de alta tensão. Atualmente é apenas feito um controlo visual.
0 comentários:
Enviar um comentário