Este é a 3ª geração do Porsche Panamera com um visual muito próximo do atual, com novas tecnologias por debaixo do metal incluindo uma suspensão pneumática Active Ride inspirada nos Low Riders mas abandonando a versão carrinha que nunca atingiu os 10% das vendas.
Para ilustrar o quanto esta "nova 3ª geração" é uma evolução da atual: usa a mesma plataforma, as dimensões são as mesmas e certos painéis são os mesmos (portas e tejadilho). Basicamente redesenharam os para-choques, para-lamas e farois para um look mais agressivo. Para ajudar a identificar/diferenciar as versões Turbo (e assim justificar o maior preço) estas recebem o brasão em fundo preto, asa traseira tripla e jantes de porca central única.
Uma boa noticia - a versão de comprimento longo antes exclusiva à China também chegará a outros mercados. E para compensar uma má notícia: a bela versão Sport Turismo não será reconduzida por fracas vendas.
No interior temos um conjunto de instrumentos digital de 12,6 polegadas do Taycan, um 3º ecrã (opcional) de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro (tal como já oferecido no Taycan) e outro para os passageiros traseiros assente na extremidade consola central. O seletor de velocidades passa para a direita do volante mas a consola central mantem alguns comandos físicos para a climatização e volume. O botão Start/stop continua à direita do volante e o relógio domina o centro do tablier. Como referi acima os passageiros traseiros podem receber mais espaço para as pernas se for para a versão longa Executive. As versões Tubro recebem acabamentos interiores em Cinza cetim.
Com o apertar das emissões o novo Porsche Panamera terá 4 motorizações E-Hybrid mais capazes que as anteriores - para já a Porsche apenas comunicou os dados da versão Turbo E-Hybrid. Esta versão tem uma versão melhorada do V8 biturbo de 4 litros acoplado a uma nova caixa de velocidades PDK de 9 velocidades com um motor elétrico de 140 kW incorporado alimentado por uma bateria de 25,9 kWh (antes 17,9 kWh) - tudo somado e temos um total de 680 cavalos capaz de acelerar este Panamera dos 0 aos 100 km\h em 3 segundos e uma velocidade máxima de 315 km/h. A autonomia 100% elétrica é de 90 quilómetros (antes 53 quilómetros).
Deverá haver 2 versões eletrificadas abaixo deste Panamera Turbo E-Hybrid, mas certamente deveremos ter uma versão ainda mais potente (Turbo S E-Hybrid) provavelmente com a mecânica do Cayenne Turbo S E-Hybrid que debita 740 cavalos.
De série o Panamera recebe uma suspensão pneumática clássica PDCC Sport, mas como "piece de resistance" deste "novo" Panamera pode ir para a nova suspensão (opcional e apenas para as versões PHEV porque exige um sistema elétrico de 400 volts) Porsche Active Drive que permite transformar o seu carro num lowrider roçando o pavimento, inclinar e levantar em uma ou mais rodas ou até mesmo saltar via um smartphone! Além de exibicionismo esta suspensão permite facilitar o acesso subindo o carro em 5,5 centímetros ao puxar a pega da porta e depois de arrancar mantem o carro perfeitamente nivelado qualquer que seja a situação: em travagem a frente levanta e a traseira baixa, em curva o carro inclina para o interior da curva, em autoestrada baixa para reduzir consumos, etc.
update 03/04/2024
0 comentários:
Enviar um comentário