A Peugeot acabou de atualizar o seu modelo mais importante, o Peugeot 3008 para quem anda a a dormir, e basicamente deitou o velho fora e fez algo de novo e diferente. A Volkswagen acaba de fazer o mesmo, afinal o Tiguan representa mais de 7,5 milhões de vendas desde 2007 - mas para a 3ª geração parece que cruzou o ID.4 com o Touareg e partiram para uma cerveja. E já agora, porque raio não o apresentaram no salão automóvel de Munique que acabou de fechar as portas?!
Enfim...esta é novo Volkswagen Tiguan, 3ª geração do nome, mantendo as linhas clássicas com um pouco de ID.4 e bastante de Touareg fazendo uma ponte entre o Golf e o Passat. Baseado na plataforma MQB Evo usada no novo Passat e Golf, apenas o comprimento aumenta ligeiramente relativamente à geração atual: cresce 3 centímetros para 4,54 metros enquanto a distancia entre eixos e largura são iguais (2,68 metros e 1,84 metros respetivamente). A maior evolução é na frente com aqueles farois mais finos e a grelha inferior de grande dimensão.
No interior o novo Tiguan temos um tablier muito semelhante ao do novo Passat. O seletor de velocidades está na coluna da direção, tem um conjunto de instrumentos digital de 10,25 polegadas e outro táctil de 12,9 ou 15 polegadas para o novo sistema multimédia MIB4 (estreado pelo ID.7) que concentra muitas das funções do automóvel - poucos botões físicos continuam a existir. Na consola central está um botão para selecionar o modo de condução e pode ter 2 carregadores de telemóveis sem fio.
Debaixo capot o novo Tiguan vai ter motores híbridos ligeiros eTSI, híbridos plug-in eHybrid PHEV (com 100km de autonomia elétrica) e diesel - alguns com tração integral 4Motion mas todos com caixa de velocidades automática DSG. A gasolina com um sistema hibrido ligeiro eTSI teremos o 1.5 litros TSI com 130 e 150 cavalos, e o 2.0 litros TSI de 204 e 265 cavalos. A diesel teremos o 2.0 litros TDI com 150 e 193 cavalos. Os modelos com o 2.0 litros TSI a gasolina e o 2.0 litros TDI de 193 cavalos a diesel recebem de série a tração integral 4Motion.
Relativamente à motorização hibrida plug-in eHybrid PHEV esta estará disponível com 204 e 272 cavalos, ambas com um motor elétrico de 115 cavalos e 330 Nm alimentado por uma bateria de 19,7 kWh que permite uma autonomia elétrica de 100 km.
Não há confirmação se vai haver um Tiguan R, mas sabe-se que o Tiguan Allspace de 7 lugares não vai ter sucessor. Vai haver um outro SUV para preencher o espaço entre o Tiguan e o Touareg que também terá uma versão de 7 lugares, mas não será um Tiguan Allspace.
update 28-09-2023
0 comentários:
Enviar um comentário