Plataforma STLA Medium apresentada

Esta é a plataforma STLA Medium, uma evolução da atual plataforma EMP2, e será estreada pelo próximo Peugeot 3008 e futuros modelos do segmento C e D da Stellantis quer sejam de motor combustão, híbridos, híbridos plug-in ou elétricos. Enquanto algumas marcas investiram mundos e fundos em novas plataformas especificas para os elétricos (a E-GMP da Hyundai/Kia por exemplo) a Stellantis resolveu tentar ser mais contida nos investimentos para os segmentos C e D e tentou fazer o seu canivete suíço - eis os primeiros detalhes.

Esta plataforma mantem o sistema clássico de 400 volts com todos as suas limitações - como maior aquecimento, cabos de secção maior e velocidades de carga máxima mais baixas. Poderá ter distancias entre eixos entre 2,7 a 2,9 metros e comprimento total entre 4,3 a 4,9 metros.




Em termos de baterias a Stellantis confirmou duas capacidades: Standard com 500 quilómetros de autonomia e Performance com 700 quilómetros de autonomia. Curiosamente a Stellantis apenas comunicou a capacidade da bateria Performance que tem 98 kWh uteis, mas não da bateria Standard. Esta plataforma já é compatível com as futuras baterias de fase sólida. A plataforma STLA Medium permitirá tração dianteira ou 4 rodas, e potências de 218 a 387 cavalos.

0 comentários: