[update]Novo Volvo EX30 apresentado

A Volvo apresentou o seu EX30, sucessor do C30 produzido entre 2006 e 2013, agora um pequeno SUV 100% elétrico com todo o design, tecnologia e preocupação ambiental que a marca sueca nos habituou com um preço não habitual para um Volvo - se o navio almirante da Volvo (também conhecido pelo EX90) tem 5,04 metros de comprimento este EX30 estará disponível com 4,23 metros e preços a começarem nos 38.000 euros.

O design é claramente uma versão reduzida do EX90 mas com alguns detalhes que o tornam mais dinâmico (particularmente a assinatura visual retocada), e que segundo o designer a frente foi inspirada nos capacetes dos Stormtroopers. O capot dianteiro tem qualquer coisa do ultimo Audi TT, as extremidades são curtas, tem uma distancia entre eixos de 2,65 metros que permite mais espaço interior mas tudo somado dá um ar desportivo muito em linha com um Range Rover Evoque. Os farois traseiros divididos em 2 partes são inspiradas nas do EX90 unidos por duas linhas em preto que atravessam a mala.





Mas se quiser um look mais aventureiro no seu SUV elétrico poderá ir a versão EX30 Cross Country - aplicações e proteções de carroçaria em preto são de série, mas pode ainda acrescentar uma grelha de carga no tejadilho e pneus todo-terreno. Apesar de ter anunciado todas as motorizações do EX30 a Volvo não especificou que motorizações vão estar disponiveis neste EX30 Cross Country.


O interior é um clássico da Volvo - elegante, zen e inteligentes com um grande ecrã vertical para o sistema multimédia no centro do tablier, uma soundbar a todo o comprimento do tablier e aquele grande suporte para os braços tipo ilha central de cozinha entre os assentos dianteiros. Notem a ausência do tradicional conjunto de instrumentos para o condutor - o topo do grande ecrã central está reservado para esse fim, que sinceramente não parece muito seguro especialmente porque nem por opção recebe um head-up display!


Outro detalhe que não faz muito sentido, especialmente num carro premium, é que os controlos de abrir e fechar os vidros laterais não estão nas portas mas na consola central. Ainda mais estranho - não recebe um botão por janela, tem um seletor para escolher as janelas dianteiras ou traseiras, como nos espelhos retrovisores. Alguém andou a tirar lições da Dacia...

O tejadilho de vidro deixa entrar mais luz e dará uma ótima sensação de espaço, especialmente se for para os interiores mais claros. Atrás temos assentos normais rebatíveis a 60/40. A mala traseira não é muito grande com apenas 318 litros e à frente tem apenas um arrumo de 7 litros que dá para os cabos de carga.
Em termos de níveis de equipamento arranca no "Plus" (com o ecrã de 12,3 polegadas, sistema audio Harman Kardon, climatização bizona, assentos e volante aquecidos, ajudas à condução incluído o Pilot Assist, e carregado interno de 11kW) e se for para o "Ultra" adiciona ajuda ao estacionamento 360º, tejadilho panorâmico, jantes 20 polegadas e carregador interno de 22 kW. Está previsto um nível de equipamento mais básico "Core" para o fim de 2024. Infelizmente não recebe o sistema Lidar do primo EX90.

Baseado na plataforma SEA da Geely (também usada nos Smart #1/#3 e Zeekr X) o EX30 será lançado com 2 variantes (EX30 e EX30 Cross Country), 2 baterias (51kWh e 69kWh), 2 níveis de equipamento (Plus e Ultra) e 3 opções de motor. Com apenas um motor elétrico de 272 cavalos e 343 Nm de binário alimentado por uma bateria de 51 kWh permitindo uma autonomia de 345 quilómetros, ou na versão Extended Range com uma bateria de 69 kWh que permitira uma autonomia de 480 quilómetros. Já versão Twin Motor Performance de 2 motores a debitar um total de 430 cavalos e 543 Nm está apenas disponível com a bateria de 69kWh que permitirá uma autonomia de 460 quilómetros.
update 24-11-2023

0 comentários: