Ex-CEO da Audi condenado no Dieselgate

O Dieselgate continua a avançar nos tribunais: o ex-CEO Rupert Stadler e os ex-executivos Wolfgang Hatz e Giovanni Pamio (todos da Audi) foram condenados a penas suspensas mas vão ter que pagar multas avultadas pelos seus papeis no Dieselgate. Ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.

- Rupert Stadler (ex-CEO da Audi) recebeu uma pena suspensa de 1 ano e 9 meses, e terá que pagar uma multa de 1,1 milhões de euros. Inicialmente Stadler negou as acusações mantendo que não sabia que os motores estavam a ser manipulados para passar os testes de emissões, mas acabou por confessar para evitar uma multa maior e a realidade de dar com os costados na choça.

- Wolfgang Hatz (anterior diretor de design de motores da Audi, um dos mais importantes engenheiros do Grupo Volkswagen e aliado do anterior CEO Martin Winterkorn) recebeu uma pena suspensa de 2 ano e terá de pagar uma multa de 400.000 euros.

- Giovanni Pamio (anterior gestor de motores diesel da Audi) recebeu uma pena suspensa de um ano e 9 meses, e terá de pagar uma multa de 50.000 euros.


Mas há mais processos legais a decorrerem: há mais "anteriores" gestores da Volkswagen a serem processados incluindo o anterior CEO da Volkswagen Martin Winterkorn.

0 comentários: