[update]Novo BMW Série 5 e i5 apresentado

A BMW apresentou a oitava geração do novo Série 5 e a sua versão 100% elétrica i5, levando a luta ao novo Mercedes Classe E/EQE enquanto esperamos pelo novo Audi A6. Era uma atualização há muito esperada, particularmente porque o Série 5 não se parecia com mais nenhum outro modelo da gama - se não tivesse o logo à frente muitos nem perceberiam que pertencia à marca...

Dito isto exteriormente este novo BMW Série 5 é bastante mais sedado que o resto da gama, mais evolução que revolução melhor, design limpo e reduzido mas mesmo assim atlético: uma grelha dianteira vertical ligeiramente maior que a atual mas mesmo assim dentro do aceitável, farois dianteiros mais afilados e um capot com dupla bossa certamente inspirado no XM. O perfil não mudou, já a traseira é nova...mas sinceramente parece a do Toyota Camry.




Relativamente à geração anterior é mais comprido em 10 centímetros (mas a distancia entre eixos cresceu apenas 2 centímetros), mais largo em 3,5 centímetros e 2,4 centímetros mais alto. Exteriormente é preciso mencionar o enorme trabalho que foi feito na aerodinâmica - todos os modelos conseguem um coeficiente aerodinâmico entre 0,22 e 0,23 Cd.

Diferenciar o Série 5 do i5 é complicado porque era esse o objetivo - no i5 a grelha dianteira é fechada e basicamente é isso. Ambos Série 5 e i5 vão estar disponiveis em versão carrinha Touring a partir de 2024.




No interior dá para perceber a inspiração no Série 7/i7, se bem que menos limousine e mais condutor, mais para conduzir do que ser conduzido.




Temos o Curved Display constituído por um ecrã de 12,3 polegadas para o conjunto de instrumentos e outro de 14,9 polegadas para o sistema multimédia (na versão OS 8,5) tirado do série 7/i7 por detrás de um vídeo comum, tal como a "Interaction Bar". Recebe de série o Live Cockpit Plus com navegação conectada mas se for para o Live Cockpit Professional recebe adicionalmente um head-up display e o Augmented View. O ecrã do sistema multimédia é táctil mas para não deixar dedadas no vidro pode usar o comando na consola central, e graças à parceria com a AirConsole poderá ter jogos para se entreter...quando estiver estacionado claro.
Mecanicamente é baseado na plataforma CLAR com suspensão clássica DirectDrive ou pilotado Adaptative M Pro (de série no M60) que combina a direção no eixo traseiro e estabilização ativa da carroçaria. Debaixo do capot poderá ter motorizações a gasolina, diesel, hibrido, hibrido plug-in e elétrico...boa sorte a sair do concessionário com o motor certo.

Inicialmente poderá ter o novo Série 5 com motores de 4 cilindros micro-hibridos 48 volts a gasolina com o 520i com 210 cavalos e a diesel o 520d de 197 cavalos. Em 2024 devemos ter o 6 cilindros diesel e duas versões hibridas plug-in: o 530e com um 4 cilindros turbo (debitando um total de 258 cavalos e 400 Nm de binário, opcionalmente com tração integral xDrive) e o 550e com um 6 cilindros turbo. Em 2024 deverá chegar o icónico M5 com um 6 cilindros em linha, tal como o 540i xDrive com um motor TwinPower de 3 litros a debitar 380 cavalos e 521 Nm de binário que pode subir para 540 Nm quando o sistema hibrido de 48 volts entra em acção.

Logo no lançamento poderá ir para uma das duas versões 100% elétricas do i5, ambos com um sistema elétrico de 400 volts, bomba de calor e para já apenas com uma bateria de 81,2 kWh líquidos compatível com carregamento AC de 11 kW ou DC 205 kW. O eDrive40 debita 340 cavalos e 400 Nm de binário no eixo traseiro para uma maior autonomia WLTP de 475 quilómetros, mas se preferir acelerações então pode ir já para a versão M60 xDrive dual-motor que adiciona um motor de 261 cavalos no eixo dianteiro para complementar o de 340 cavalos atrás debitando um total de 598 cavalos e 795 Nm de binário para uma autonomia de 412 quilómetros WLTP.
update 27-07-2023

0 comentários: