[update]Novo Mercedes Classe E apresentado

E depois de algum teasing a Mercedes apresentou o seu novo Mercedes Classe E, um mini Classe S se preferirem - toda a tecnologia que existe escondida sob um fato clássico. Recebe versões PHEV com autonomia acima dos 100 quilómetros e a mais recente versão do MBUX. A versão carrinha será apresentada em Junho ou julho.

O design pode ser clássico e até sóbrio...até se ligar o Classe E e ver a espetacular assinatura luminosa com LEDs um pouco por todo o lado incluindo em redor da grelha! Já agora terá a escolha 2 grelhas dianteiras - "Progressive" ou "Classic". O capot é longo como deve ser e a forma é muito aerodinâmica, certamente aproveitando lições do EQE.




Esta 6ª geração é baseada na mesma plataforma do Mercedes Classe S, mas encurtada e adaptada mantendo todas as possibilidades técnicas incluindo a capacidade de rodar as rodas traseiras até 4,5º e a famosa suspensão pneumática ativa. O comprimento total apenas cresceu 1,4 centímetros mas a distancia entre eixos cresceu 2,2 centímetros para melhorar o acesso aos lugares traseiros.

Atras os farois recebem estrelas de 3 pontas para que mesmo no mais escuro dos lugares todos saibam que é um Mercedes. Os para-lamas alargados, para receberem jantes até 21 polegadas, adiciona um pouco de dinamismo ao visual.

No interior temos o tablier MBUX Superscreen, pensem no Hyperscreen de EQS mas mais pequeno contendo debaixo de uma peça de vidro o ecrã do sistema multimédia e um outro ecrã mais pequeno para o passageiro dianteiro. O sistema MBUX pode agora receber aplicações de terceiros como Angry Birds, TikTok, Zync e até reuniões via Zoom aproveitando a camara interna de selfies - a Mercedes assegura que certas aplicações só podem ser usadas com o veiculo parado, mas o passageiro dianteiro pode, via o seu ecrã que o condutor não consegue ver, aceder a tudo a qualquer altura.





O MBUX recebe também algumas capacidades de inteligência artificial sendo capaz de aprender as suas rotinas e automatizar algumas delas.

No lançamento o Mercedes Classe E berlina, já no verão de 2023, estará disponível a gasolina com o hibrido ligeiro 200 (4 cilindros 2 litros a debitar 204 cavalos) e os híbridos plug-in (capazes de uma autonomia elétrica acima dos 100 quilómetros) 300e (312 cavalos) e 400e (381 cavalos com tração integral de série). Já a diesel começa com o 220d com o 4 cilindros de 197 cavalos mas mais é esperado em 2024.

O EQE continuara a ser a versão elétrica do Classe E e será interessada ver se será atualizado para alinhar o design exterior, particularmente à frente. Em Maio a BMW irá apresentar o novo Série 5 e i5 que chegará aos concessionários ainda em 2023 e mais adiante a Audi deverá apresentar o novo Audi A6 e-tron.
update 27-07-2023

0 comentários: