[update]Novo Ford Explorer apresentado

Se for a um concessionário da Ford e pedir um Explorer o vendedor irá perguntar-lhe se quer um SUV hibrido plug-in com mais de 5 metros de comprimento ou um SUV 100% elétrico de quase 5 metros - este é o novo Ford Explorer, um primo afastado do Volkswagen ID.4. Como escrevi há algum tempo atrás a Ford e Volkswagen fizeram uma parceria e nesse âmbito a Volkswagen forneceu a plataforma MEB à Ford para ajudar esta a acelerar o desenvolvimento de elétricos na Europa - já que a Ford apenas tem o Mustang Mach-E e a e-Transit ambos em plataformas próprias menos populares por cá.

Exteriormente este novo Explorer retém alguns detalhes e linhas do Mustang Mach-E e do "anterior Explorer". Tem 4,46 metros de comprimento, basicamente um Peugeot 3008 mas curiosamente 12 centímetros mais curto que o ID.4 (tem também a mesma distância entre eixos e largura). Mas se os ossos são os mesmos por debaixo, por fora a Ford deu-lhe um look completamente diferente - pelo que vejo só as superfícies vidradas são claramente do ID.4.



À frente desaparece a atual grelha da Ford de tal forma que parece a face de uma personagem do filme Cars - não é uma critica, até gosto e podemos esperar este design em futuros modelos europeus da Ford. De perfil com o longo capot, os para-lamas alargados e as jantes de grande dimensão (19 a 21 polegadas) dão-lhe um ar aventureiro.



O tejadilho é bastante horizontal ao contrario do ID.4, os pilares são em preto para dar a ilusão do tejadilho flutuante semelhante ao "anterior Explorer" que ainda pode comprar. O pilar C é semelhante ao do anterior Explorer mas com aplicações semelhantes às do Citroen C3 com aquelas listas. Como o corte no comprimento total ocorre atrás do eixo traseiro é de esperar tenha o mesmo espaço interior para os ocupantes.

O interior é interessante e americano - notem o enorme arrumo "MegaConsole" de 17 litros entre os assentos dianteiros adequado para um saco de take-out do McDonalds ou 2 daqueles copos de litro que os americanos carregam sempre. Não vi o suporte para a AR-15 mas deve lá estar algures na lista de opções. A dominar o tablier bicolor está o ecrã de 15 polegadas do sistema multimédia SYNC 4 que pode rodar até 30 graus na direção do condutor. O sistema multimédia é compatível com Android Auto, Apple Carplay tal como o carregamento sem fio, recebe assentos e volante aquecidos, climatização bizona e acesso mãos livres. Pelas fotos apenas identifico o comando da caixa de velocidades do ID.4 que passou para a coluna de direção.



Debaixo do capot não há dados oficiais sobre a mecânica e prestações - mas deverá ter as mesmas caraterísticas do ID.4: baterias de 52 e 77 kWh, tração traseira ou integral, potências de 148, 174 e 204 cavalos com a Ford a referir que poderá haver uma versão de 340 cavalos...que são mais que os 300 do ID.4 GTX! Apesar de usar a plataforma da Volkswagen a Ford diz que as suspensões, travões e direção foram revistas e reconfiguradas para ter um comportamento especifico. Recebe também pneus diferentes dos usados pela Volkswagen.

Este Explorer é o primeiro EV de vários da Ford - o Explorer terá ainda uma versão "coupé" desportiva (se o novo Explorer é o ID.4 este novo Ford será o ID.5) e mais adiante teremos um novo Puma mas esse será baseado numa plataforma Ford.
update 16-04-2024

0 comentários: