Depois do EV6 a Kia enfim apresenta o próximo membro da família EV com o que parece o carro familiar para um soldado do império do Star Wars - olhem bem para aquela frente! Consegue combinar o melhor da monovolume com o melhor de um SUV para até 7 pessoas. A apresentação oficial está marcada para o Salão de Nova York que arranca a 7 de Abril, e as vendas devem arrancar no final de 2023 para confundir o Volvo EX90.
Exteriormente pouco mudou relativamente ao concept EV9 apresentado em 2021, apenas noto que a linha de cintura desceu ligeiramente - mantem as linhas angulares, o para-brisas panorâmico e continua a ser enorme: mais de 5 metros de comprimento total, 3 metros entre os eixos, ultrapassando o Sorento por mais de 20 centímetros. Basicamente um Range Rover. O design Karim Habib tem alguns detalhes interessantes que mascaram o enorme tijolo que é o EV9 - notem as cavas das rodas que sobressaem dos painéis laterais, o tejadilho flutuante e a superfície vidrada que estende até ao aileron traseiro que lhe dá um ar mais de carrinha que SUV.
Os farois dianteiros quase verticais parecem inspirados nos Cadillac que definem a frente sem grelha, mas já os traseiros foram inspirados em constelações de estrelas - as cartomantes já têm algo para se entreter.
Relativamente ao interior temos apenas fotografias da versão de 6 lugares, mas estão previstas também versões de 5 e 7 lugares mais adiante. O interior é espaçoso e modular permitindo rodar os assentos da segunda fila 180º mesmo em movimento porque os cintos de segurança estão incorporados nos assentos. Os assentos podem ser deitados eletricamente.
O tablier recebe um conjunto de instrumentos panorâmico de 27 polegadas que ocupa metade do espaço constituído por 3 ecrãs agrupados. Ainda tem bastante botões abaixo dos ecrãs e até nas portas mas parecem bem colocados e organizados. Os materiais são claros o que ajuda a dar aquela impressão de espaço. Recebe um novo volante que facilita a leitura dos ecrãs, com vários botões e comandos à volta da coluna de direção. Aquela consola central consegue deslizar entre as duas primeiras filas de bancos para segurar bebidas, smartphones e o que mais quiser.
Sobre a mecânica a Kia não confirmou nada oficialmente. Sendo baseado na mesma plataforma e-GMP (já usada nos Kia EV6, Hyundai Ioniq 5 e 6) mantendo a arquitetura elétrica de 800 volts e configurações de tração traseira e integral. Antes desta apresentação o objetivo era que este EV9 tivesse uma autonomia máxima 542 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100 km\h em 5 minutos.
0 comentários:
Enviar um comentário