Peugeot Inception Concept apresentado

A Peugeot também esteve no CES em Las Vegas (onde não se vendem Peugeots mas enfim...) e levou um concept que anuncia o design dos Peugeots elétricos para o período pós-2025. Com um pouco do magnifico Peugeot Oxia de 1988 com o recentemente recuperado Aston Martin Bulldog e um zest de Peugeot e-Legend este é o Peugeot Inception Concept. Depois da saída de Gilles Vidal para a Renault este é o primeiro concept do novo diretor de design da Peugeot Matthias Hossann e anuncia a linguagem de design que irá seguir no futuro próximo - e escolheram uma exposição de tecnologia para apresentar este concept.

O Peugeot Inception Concept tem um para-brisas bastante longo e inclinado que termina no eixo dianteiro, muito semelhante ao Peugeot Oxia, dando um perfil "Cab forward". As linhas são esticadas ao extremo com arestas salientes na linha de cintura e guarda-lamas traseiros, notem os triângulos que completam o enorme para-brisas de ambos os lados. À frente temos o que a Peugeot chama de "Fusion Mask", a versão francesa do "Vizor" da Opel, composto por um painel com LEDs que esconde os sensores do sistema de condução autónoma e em cada extremidade os 3 "dentes" iluminados retirados do hypercar Peugeot 9X8.




As jantes conseguem ser mais extravagantes que as do novo 408 e as portas têm pequenos painéis que permitem comunicação com outros automóveis - provavelmente para trocar insultos. Atrás confesso que me recorda do velhinho Citroën Ami ou mesmo do Ford Anglia.

Logo no inicio referi que anuncia alguns detalhes visuais de futuros modelos elétrico da marca - as assinaturas luminosas dianteiras e traseiras, e a grelha dianteira "Fusion Mask". Uma versão desta grelha deverá surgir no próximo Peugeot 2008 que chegará em 2025 apenas como elétrico. A seguir deverá filtrar para o restyling dos Peugeot 208 e 508, e próximo 3008.

No interior a Peugeot parece querer continuar a reinventar o volante - começou com o i-Cockpit do 208 em 2012, e neste Inception Conception o volante (designado Hyperwheel) vira mais retangular com as esquinas arredondas com orifícios circulares para os polegares com um ecrã no meio. A Peugeot prevê que o volante com um ecrã no centro chegará antes de 2030. O Hyperwheel é recolhido quando o sistema de condução autónoma STLA AutoDrive de nível 4 que ainda está em desenvolvimento. Provavelmente não acontecerá o mesmo ao conjunto de instrumentos circular que domina o topo do tablier...infelizmente.


Este Inception Concept é baseado na nova plataforma STLA Large da Stellantis (a maior das plataformas BEV do grupo) tem 5 metros de comprimento (para referencia o 607 foi o maior com 4,90 metros) e movido por 2 motores elétricos que debitam um total de 608 cavalos alimentados por uma bateria de 100 kWh via um sistema elétrico de 800 volts. Será capaz de uma autonomia de 800 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.

0 comentários: