[update]Novo Hyundai Kauai apresentado

Este é o completamente novo Hyundai Kauai, o atual já cá anda desde 2017 - design futurista com mecânicas a combustão, hibrida e e 100% elétrica. Desde o Ioniq 5 que parece que a Hyundai está decidida a enfim colocar na estrada os designs que normalmente apenas víamos em concepts que nunca se tornavam realidade - se a Lexus parece tirar inspiração da Battlestar Galactica 1978 com aquela enorme grelha a Hyundai preferiu o remake de 2003! Sim, tenho DVDs de ambas as séries!
O design será o mesmo para todas motorizações e apenas pequenos detalhes as distinguem - os farois dianteiros são os mesmos mas são pixelizados na versão elétrica, as proteção de carroçaria e para-lamas são pintadas na cor da carroçaria na versão EV mas em preto nas versões com motor de combustão (hibrida e ICE) enquanto na versão N-line (disponível no lançamento) terá para-choques desportivos e proteções na cor da carroçaria, spoiler traseiro e saídas de escape duplas atrás e no meio saias laterais cinza e jantes de 19 polegadas especificas.

Uma grande melhoria é o comprimento e distância entre eixos que vão assegurar mais espaço interior relativamente à anterior geração - mais 15 centímetros de comprimento (para 4,35 metros), mais 6 centímetros entre os eixos e mais 2,5 centímetros de largura. Com 4,35 metros o Hyundai Kauai 2 aproxima-se dos maiores Dacia Duster (4,40 metros), Kia Niro (4,42 metros) e Toyota C-HR (4,39 metros), mas abrindo espaço ao parente mais pequeno Bayon que tem 4,18 metros de comprimento. Fica assim a meio entre o Bayon (4,18 metros) e o Tucson (4,63 metros).
Esta é a versão 100% elétrica.


Esta é a versão hibrida. 

A versão N-line é definitivamente agressiva - notem o aileron traseiro.


O interior é simples, luminoso e limpo. O tablier é dominado por 2 ecrãs de 12,3 polegadas lado a lado, um para o conjunto de instrumentos e outro para o sistema multimédia com a caixa de velocidades a ser colocada atrás do volante e no centro da consola o botão redondo seleciona o modo de condução. Abaixo dos ecrãs podemos ver as saídas de ventilação e os controlos.
Atrás o assento é inclinável e rebatível 40-20-40. A mala tem 466 litros de capacidade - menos que o maior Renault Captur.

Sobre o que se esconde debaixo do capot nada se sabe ainda Debaixo do capot já se conhece alguns detalhes - que estará disponível com motor de combustão, híbrida e 100% elétrica - nada de versão hibrida plug-in.

O Hyundai Kauai hibrido debita 141 cavalos, tal como a anterior geração, mas passamos a ter 2 versões do Kauai EV. A primeira e mais acessível terá um motor elétrico de 114,6 kW/155 cavalos alimentado por uma bateria de 48,4 kWh que permite uma autonomia WLTP de 342 quilómetros (basicamente o mesmo que os primos da Stellantis DS3 E-Tense/Opel Mokka Electric/Peugeot e-2008), seguida por uma versão com um motor de 160 kW/220 cavalos alimentado por uma bateria de 65,6 kWh que permite uma autonomia de 500 quilómetros (basicamente o mesmo que um Renault Megane E-Tech maior e mais caro). Para referencia a anterior geração do Kauai Electric debitava 136 e 204 cavalos.
update 25/03/2024

0 comentários: