Ser multado para ganhar a vida

Eis algo que provavelmente acontece cá, mas neste caso foi aqui mesmo ao lado - a policia espanhola das Ilhas Baleares prendeu um homem que ganhava a vida admitindo pelas infrações na estrada de outras pessoas para que não percam pontos na carta de condução. Ele até tinha uma página de internet a oferecer o seu serviço de admitir ser o culpado de infrações de trânsito de outro por 50 a 200 euros por cada ponto que admitia culpa.
Pelos vistos tudo corria bem até que a Guarda Civil de Maiorca em 2021 notar que a pessoa que confessou ser o responsável por um incidente numa autoestrada que envolveu um motociclista não tinha carta de condução de motos, a carta de condução estava suspensa, o veiculo não estava no seu nome e nem sequer estava em Maiorca no dia do incidente. E depois notaram que o mesmo nome aparecia em duas outras admissões que ocorreram no mesmo dia num intervalo de 30 minutos com 800 quilómetros de distância entre eles! Até admitiu a uma infração de excesso de velocidade de uma mota em que pela fotografia o condutor era claramente uma mulher! Até ao momento a policia identificou pelo menos 91 "clientes".
Em Espanha todos, sem infrações, têm 12 pontos na carta de condução e ficam com a carta suspensa quando os esgotam - este homem já vai em -321 pontos! Ele já tinha a sua carta de condução suspensa, mas continuava a aceitar levar com as penalizações dos outros para ganhar dinheiro. Não há um limite de pontos negativos a partir do qual recebe a carta que diz "Vá diretamente para a prisão"?

0 comentários: