[update]Novo Ford Mustang apresentado

E para começar depois das férias temos um novo Ford Mustang, a sétima geração do nome foi apresentado no salão de Detroit e apesar dos limites de emissões vira para a Europa com um V8 e caixa manual! Enfim, algo bom vindo dos Estados Unidos depois de várias crises económicas mundiais, terem inventado as casas de banho a pagar, gasolina com chumbo, o Ford Pinto, o email de spam, o spam propriamente dito, o Pontiac Aztek, amianto, aquele spray que "faz crescer o cabelo"...mas divago! Para já a Ford apresentou o novo Ford Mustang GT, em coupé e descapotável, bem como algumas versões mais extremas com design mais apurado, interior de maior qualidade mas a mesma personalidade.
Exteriormente dá para ver que é evolução acima de revolução - pegaram no design anterior e adicionaram um pouco de Jaguar XK e um zest de Chevy Camaro e já está. E como sempre terá múltiplas formas de personalizar o seu Mustag: inúmeras cores exteriores e para os travões, 12 escolhas de jantes e muito mais. 

A Ford também apresentou a versão descapotável que conta com um tejadilho de lona elétrico que quando recolhido na mala ainda deixa espaço para 2 sacos de golf....se o Trump enterrou a 1ª ex-mulher num campo de golf porque não também levar um Mustang ao golf?


O interior do novo Mustang é definitivamente mais moderno com um conjunto de instrumentos digital de 12,4 polegadas ao lado do ecrã de 13,4 polegadas do sistema multimédia mas como estão por detrás de uma peça de vidro única parece um grande ecrã. Diferente do usado no Mustang Mach-E mas apenas no design correndo o mesmo sistema SYNC 4 mas com o motor gráfico Unreal Engine. Recebe ainda carregamento de smartphones sem fio, sistema áudio Bang e Olufsen de 12 colunas e até uma porta USB no forro do tejadilho para ligar uma camara. Entre os opcionais poderá encontrar vários tipos de assentos, diferentes cores para os cintos de segurança e até os ponteados.


Debaixo do capot a Ford confirma o 4 cilindros turbo Ecoboost de 2,3 litros e o V8 de 5 litros, mas não deu quaisquer dados técnicos - apenas disse que o motor de 2,3 litros é "completamente novo" e o V8 é a uma nova geração (a quarta) do Coyote V8. O novo Ford Mustang GT aqui apresentado tem debaixo do capot o V8 atmosférico de 5 litros associado a uma caixa manual de 6 velocidades ou automática de 10 velocidades, enquanto o modelo de 4 cilindros apenas estará disponível com a caixa automática. A potência continua a ir para o eixo traseiro. Uma opção "interessante" é a possibilidade de não só arrancar o motor à distância mas também acelerar o motor remotamente para...compensar algo certamente.

Esta versão GT conta com alguns melhoramentos relativamente à versão normal ainda não apresentada como diferencial autoblocante, travões desportivo da Brembo, sistema de escape ativo, modos de condução específicos para a pista e pode ter em opção suspensão ativa capaz de se ajustar às condições da estrada.


Se pretender "algo mais" que a versão GT a sétima geração terá uma nova versão denominada Mustang Dark Horse adaptada para a pista mas legal para a estrada.

Exteriormente recebe um pacote aerodinâmico específico com um splitter dianteiro, saias laterais de maior dimensão, aileron de maior dimensão e um novo extrator traseiro em preto que abraça as 4 saídas de escape. Recebe ainda faróis fumados, travões Brembo em azul, grelha dianteira específica e jantes especificas (que podem ser opcionalmente em fibra de carbono) calçadas com pneus Pirelli P Zero. O Dark Horse é o único modelo disponível com este tom de azul chamado Blue Ember.




No interior recebe um volante especifico de fundo plano, cintos de segurança em azul, saídas de ventilação em preto metalizado e ponteado azul nos painéis de portas, assentos (que se for para o pack Appearance são forrado a tecido azul Deep Indigo), consola central e manete de velocidades - mas se for para a caixa automática recebe ainda manetes de alumínio por detrás do volante.

Mecanicamente falando este Mustang Dark Horse usa o mesmo V8 da versão GT mas puxado para "mais de 500 cavalos", novo radiador mais leve com ventoinhas mais potentes, radiadores separados para o oleo do motor e do eixo traseiro, caixa de velocidades manual de 6 velocidades especifica da Tremec ou opcionalmente a automática de 10 velocidades. Mas não é só potencia - o Ford Mustang Dark Horse recebe um diferencial Torsen, travões Brembo de maiores dimensões, suspensão ativa de série com barras de anti-rolamento maiores atrás, amortecedores MagneRide e torres das suspensões reforçadas.

Os aficionados dos track days vão poder escolher entre 2 versões melhoradas do Dark Horse exclusivas para os circuitos: o Dark Horse S e Dark Horse R. O Mustang Dark Horse S recebe um interior despido de qualquer conforto, recebe uma roll cage certificada, redes nas janelas, assento e cintos de segurança de competição, volante com quick release, travões reforçados e suspenção ajustavel da Multimatic. O Mustang Dark Horse R adiciona ao S mais pontos de soldagem, célula de combustivel de maior dimensão e jantes especificas da Ford Performance Parts.

As vendas do novo Mustang arrancam nos EUA no verão de 2023 e tal como a geração anterior este novo Ford Mustang vem para a Europa com V8 e tudo - além da versão 4 cilindros e até o modelo Dark Horse. Deverá chegar à Europa na primavera de 2024 provavelmente com menos potência que as versões americanas devido a limites de emissões e menos possibilidades de personalização.
update 13-06-2023

0 comentários: