[update]BMW XM apresentado

O momento que temíamos chegou - para celebrar os 50 anos do departamento M Motorsport apresentou o seu XM, nome possível após um acordo (financeiro) com a Citroen. Mantem o design exagerado, ostentatório, megalómano num SUV com 5,11 metros de comprimento por 2 metros de largura principalmente para os EUA, China e Médio Oriente. Basicamente é grande, é vistoso, é ruidoso, é caro e eles vão vender milhares deles.






Começando pela mecânica, para adiar quanto possível olhar para o exterior, esta é a primeira mecânica hibrida plug-in do departamento M - combina o já conhecido motor V8 biturbo de 4,4 litros de 489 cavalos com um motor elétrico de 197 cavalos alimentado por uma bateria de 25,7 kWh: tudo somado são 653 cavalos e 800 Nm de binário debitados nas 4 rodas via a transmissão integral ativa, sendo capaz de percorrer até 88 quilómetros sem ligar o motor de combustão e pode atingir 140 km\h em modo elétrico. A carga da bateria demora 12 horas numa tomada de 220 volts ou 4 horas com uma wallbox. Esta mecânica consegue acelerar 2,7 toneladas de BMW dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. Mas se quiser mais poderá ir para a versão “Red Label” que deverá ser apresentada em 2023 e que aumenta a potência para 750 cavalos e o binário 1.000 Nm...impressionante.


Como eu disse a tração e direção é nas 4 rodas de série para manter o peso e tamanho sobre controlo a trabalharem com a suspensão ativa de 48 volts para manter o rolamento da carroçaria sobre controlo nas curvas. A caixa automática de 8 velocidades Steptronic permite vários modos de condução: Sport, Sport Plus, Hybrid e Electric.

O interior é extremamente atraente e moderno. 



Aproveita o sistema do i7 com um conjunto de instrumentos digital de 14,9 polegadas ao lado do ecrã táctil de 12,3 polegadas para o sistema multimédia que ainda conta com um controlo manual na consola e teclas de atalho para as principais funções. Mas apesar dos 5,11 metros de comprimento total e distancia entre eixos de 3,10 metros leva apenas 5 passageiros.
update 21-03-2023

0 comentários: