Dieselgate - software considerado dispositivo falsificador

A Volkswagen acabou de levar uma brutal rabecada: o tribunal Europeu da Justiça deliberou que o famoso software que detetava os testes de homologação conta como um dispositivo de falsificação. É que até agora a VW (e muitos outros construtores) argumentavam que software podia ser usado para proteger componentes mecânicos em determinadas condições como temperatura e altitude - e os alemães tentaram argumentar que o seu software cai nesta categoria. Infelizmente para os alemães o tribunal não foi nesse argumento e isto é importante porque basicamente escancara a porta a mais processos legais de clientes.

Isto é importante para todos os construtores - é que muitos construtores usavam o pretexto da "janela térmica" para desligar os sistemas de limpeza de emissões, mas como a legislação não especificava as condições e assentava no bom senso e conhecimento técnico dos construtores houveram muitos abusos.

Os juízes do tribunal europeu da justiça disseram que não havia isenção aos regulamentos da UE para o uso de software que altera as emissões de gases poluentes de automóveis com base na temperatura externa

"Software em automóveis diesel que reduzem a eficiência do sistema de controlo de emissões a temperaturas normais durante a maior parte do ano constituem um dispositivo falsificador proibido. A sua presença não é menor e a rescisão do contrato de venda do veículo não está, em princípio, impedida".

0 comentários: