Caixas negras chegam em Julho

Como escrevi há um ano atrás as caixas negras nos automóveis novos passam a ser obrigatórias a partir de 6 de Julho 2022 - sim, pouco mais de um mês de distancia. Mas não vale a penas ir á procura de alguma caixa laranja dentro do seu carro, é eletrónica que já esta instalada apenas acrescentaram a função de registo. Atualizo o post anterior com alguns dados da Leocare aqui em formato FAQ.


O que é registado?
São registados os seguintes dados fornecidos por sensores já existentes:
- velocidade;
- intensidade aceleração ou travagem
- angulo do volante;
- uso dos pedais;
- regime do motor;
- força do impacto;
- ativação de airbags;
- posição GPS;
- uso dos piscas e outros equipamentos sinalização;
- uso do cinto de segurança;
- estado dos faróis acesos;
- inclinação do veiculo;


Durante quanto tempo fica registado?
Os dados são continuamente registados e apagados ficando apenas gravados os dados de 30 segundos antes do acidente e os 10 segundos depois do acidente.


Estes dados são usados para...?
Apenas para processos judiciais e de forma anónima para fins estatísticos.


Em que veículos vão ser instaladas?
O processo terá 2 fases. Numa primeira fase estará instalada em novos modelos de automóveis, carrinhas comerciais, autocarros, camiões vendidos novos. Atenção que são apenas para modelos homologados depois de 6 de julho 2022, ou seja, se comprar novo um automóvel homologado antes desta data não terá a caixa negra. A segunda fase arranca a 6 de Julho 2024 em que todos os veículos automóveis terão de ter a caixa negra, independente da data de homologação.


Veículos usados têm?
Não, ver acima.


Devo conduzir com um chapéu de alumínio?
Este sistema tem uma memória limitada e está continuamente a gravar e apagar, apenas mantendo dados se detetar um acidente. Se está preocupado com ser vigiado no seu automóvel, não se preocupe que o seu smartphone faz isso há muito tempo.


Vai encarecer os automóveis?
O aumento do custo será minimo porque os sensores já estão a bordo trata-se apenas da unidade de gravação que é basicamente uma pen de memória. A longo prazo é possível que contribua para a redução de custos de seguros automóveis via a analise estatística (de forma anonima) destes dados.

0 comentários: