Renault Austral apresentado

Após uma longa campanha de teasing (por favor não voltei a fazer isso) a Renault apresentou o novo Renault Austral, o substituto do Kadjar. Um SUV apenas disponível como híbrido que estreia o novo nível de equipamento Esprit Alpine que vem suceder ao RS Line.

Exteriormente o novo Renault Austral é uma mistura do Arkana, Captur e o novo Megane E-Tech Electric baseado na mais recente versão da plataforma modular CMF-C/D. De série vem com jantes de 17 polegadas mas poderá ir para 20 polegadas. Se for para a versão Esprit Alpine (mais detalhes abaixo) oferece um look desportivo, opção de pintura cinzenta mate Satin Shale Gray, jantes de 20 polegadas bicolores e barras de tejadilho em preto.



No interior temos um habitáculo moderno - a frente um conjunto de instrumentos digital de 12,3 polegadas a complementar o ecrã vertical do sistema multimédia com 12 polegadas da Google e um head-up display de 9.3 polegadas. Apesar de ser apenas tração dianteira a Renault deu ao Austral um grande consola entre os assentos dianteiros tipo túnel de transmissão criando mais um apoio de braço para operar o ecrã táctil que controla as principais funções do carro.





Curiosamente este Austral pode ter, por opção, o banco traseiro deslizante em 16 centímetros que permite trocar espaço da bagageira para mais espaço para os passageiros traseiros e vice-versa. É pena ser opcional, particularmente na versão full hybrid em que a bateria rouba algum espaço à bagageira - as versões mild hybrid tem 500 litros de mala mas a full hybrid desce para 430 litros.

Novidade a referir é a opção Esprit Alpine que substitui a RS Line em toda a gama Renault - o equivalente às AMG-Line, R-Line e por diante. Oferece um look desportivo mas sem mais potência e/ou performance - performance extra só na Alpine. Recebe pintura cinzenta mate Satin Shale Gray, jantes de 20 polegadas bicolores, barras de tejadilho em preto, assentos forrados a Alcantara com linha azul, volante de couro Nappa e pedais em alumínio.


A tração é sempre dianteira e não há diesel. Debaixo do capot há um novo 3 cilindros de 1,2 litros a gasolina disponível com 3 níveis de hibridização: hibrido ligeiro de 48 volts com 130 cavalos (TCe 130) e hibrido clássico não plug-in com 160 (E-Tech 160) ou 200 (E-Tech 200) cavalos. Só há detalhes da versão desta ultima versão de 200 cavalos que combina 130 cavalos do motor a combustão com um motor elétrico de 68 cavalos alimentado por uma bateria de 1,7 kWh. Nos primeiros meses ainda poderá ir para o já conhecido 4 cilindros turbo de 1,3 litros micro-hibrido de 12 volts om 140 (TCe 140) ou 160 (TCe 160) cavalos.

Outra novidade deste Austral é a direção nas rodas traseiras: o 4Control foi lançado em 2007 com o Laguna GT e está disponivel nos Talisman, Espace e Mégane permitindo um comportamento em linha com muitos desportivos e permite no Austral que as rodas traseiras virem até 5º. Versões de base recebem uma suspensão dianteira convencional e um eixo de torção atrás, mas as versões mais equipadas e/ou com a direção às 4 rodas recebem um eixo traseiro multi-link.

Para melhorar o comportamento ainda mais pode ir para a opção de chassis ativo com suspensão pilotada capaz de variar a distancia ao solo.

0 comentários: