Construtores automóveis investigados pela UE outra vez

Reguladores da união europeia "visitaram" as instalações de vários construtores e associações automóveis por suspeitas de concluiu na recolha, tratamento e recuperação/reciclagem de automóveis e carrinhas em fim de vida. Várias marcas já confirmaram terem recebido as visitas inesperadas enquanto outras receberam apenas questões oficiais para responder - apenas a Mercedes disse algo diferente: que não espera ser multada porque foram eles que informaram a União Europeia do que se estava a passar. Até agora apenas a Mercedes, BMW, Ford, Renault e Opel confirmaram estarem debaixo de olho.

Segundo um estudo de 2021 da fundação Heinrich-Boell cerca de 12 milhões de automóveis são retirados da estrada por múltiplas razões e legalmente os construtores que os construíram são legalmente responsáveis pela sua reciclagem e 85% do peso da viatura tem que ser reciclado ou reutilizado. O problema é duplo - aparentemente em cada 3 viaturas apenas 2 chegam aos centros de tratamento autorizadas, e há sinais que existe combinação de preços entre os operadores.

A industria automóvel europeia parece um criminoso em série - na ultima década a Comissão Europeia deu mais de 2,2 mil milhões de euros em multas por cartelização de componentes automóveis de travões a airbags - será esta mais uma multa à industria.

0 comentários: