Volkswagen acima (por pouco) Stellantis na Europa

Com as contas de 2021 fechadas 2 conclusões são importantes: o grupo VW está à frente mas seguido de muito perto pela Stellantis, e os coreanos estão calmamente mas certamente a subir pelo ranking das vendas na europa.

No total Europeu o grupo alemão vendeu 3.158.559 veículos em 2021 seguido pela Stellantis com 3.081.590 unidades - uma diferença de apenas 76.969 unidades. Curiosamente houve 1 segmento em que a Stellantis ultrapassou a VW - nos veículos comerciais em que vendeu 643.793 unidades contra 208.303 dos alemães. Bastante mais longe, com 1.788.266 unidades vendidas, o terceiro lugar foi ocupado pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que deve estar a olhar preocupada pelo espelho retrovisor porque não muito longe com 1.020.686 unidades vendidas vem o grupo Hyundai-Kia.

E isso traz-me a algo que eu já ando a dizer há muito tempo - cuidado com os coreanos. É que principalmente com o sucesso da eletrificação a Hyundai e Kia têm calmamente e silenciosamente (por causa dos elétricos (sim, eu paro com as piadas) ganho uma maior fatia do mercado estando já a morder os calcanhares à Renault!

Até agora ofuscados pelos gigantes europeias e pelas marcas nacionais de cada pais os coreanos conseguiram agora estar na altura certa com o produto certo com os seus Kauai e Ioniq Eletric, Kia e-niro e eSoul para ultrapassar essa barreira regional. E já têm a próxima geração de EVs no mercado: o Hyundai Ioniq 5 chegou no final do ano passado acompanhado pelo o Kia EV6, mas o Ioniq 6 está para ser apresentado ainda este ano com certamente uma versão Kia pouco depois. Cuidado com os coreanos pessoal!

0 comentários: