[update]Novo BMW iX apresentado

Enfim a apresentação completa do modelo final (sim porque da ultima vez que a BMW trouxe o iX à ribalta era uma versão "quase de série" - a sério, eles disseram isso mesmo)- o novo SUV 100% elétrico da BMW: o BMW iX. Anunciado pelo concept iNext este é o BMW mais importante de sempre porque a marca alemã espera que relance a sua ofensiva elétrica - deverá chegar aos concessionário no final do ano.

Tal como o novo i4 este novo BMW iX tem uma grelha...peculiar mas a forma como está preenchida até funciona - digo o seguinte: se gosta de bulldogs, seja o francês ou o inglês, então vai gostar o BMW iX. A traseira é mais simples e consensual.





No interior temos o novo sistema multimédia iDrive 8 com um ecrã de 12,3 ou 14,9 polegadas com 20 a 30 vezes mais o poder computacional do anterior iDrive 7. Apesar do ecrã táctil e de muitas funções terem passado para o sistema multimédia eliminando mais botões físico ainda temos o controlador rotativo com superfície táctil iDrive. Recebe a mais recente versão do sistema de condução autónoma da BMW bem como conectividade 5G para acesso aos serviços na Cloud.

Estará disponível no final do ano em 2 versões, ambas de tração integral: os xDrive40 e xDrive50, ambas as versões tem 2 motores, um por eixo. O BMW iX xDrive40 terá mais de 300 cavalos (BMW não precisou a potencia exata) sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km\h em pouco mais de 6 segundos, e a sua bateria de 70 kWh (que aceita pontos de carga até 150 kW) deverá permitir uma autonomia WLTP mista acima/aproximadamente de 400 quilómetros. Já o BMW iX xDrive50 terá mais de 500 cavalos (novamente a BMW não precisou a potencia exata) sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km\h em menos de 5 segundos, e a sua bateria de 100 kWh (que aceita pontos de carga até 200 kW) permite uma autonomia WLTP acima/aproximadamente de 600 quilómetros - mais que os 580 anunciados pelo Tesla Model X Long Range. Ambos xDrive40 e xDrive50 conseguem recuperar de 10% para 80% de carga em 40 minutos...se encontrar os pontos de carga rápidos.

update 25-10-2022

0 comentários: