Nova plataforma Volkswagen a caminho

Se há algo em que a Volkswagen tem reconhecidamente grande sucesso é a sua estratégia das plataformas - desenvolveram esse conceito e todos os outros construtores tentam acompanhar e imitar cada evolução da estratégia da VW. Preparem-se então para correr outra vez industria automóvel porque a VW anunciou uma nova plataforma designada SSP que será utilizada para quase todos os automóveis elétricos do grupo independente do tamanho e segmento. Sim, que nem o anel de Sauron é uma plataforma para dominar todas as plataformas.

Atualmente a VW tem várias plataformas a serem usadas, e sim sei que esta não é uma lista exaustiva: MQB (disponível em A0, A0 IN, A1, A3 e Evo), MLB (disponível em MLB e MLB Evo), MSB, MEB (compactos elétricos) e J1(desportivos elétricos).

Ainda estamos à espera da estreia da plataforma PPE para os topos de gama elétricos mas a Volkswagen já está a preparar a próxima jogada que se chama SSP ou Scalable Systems Platform que deve chegar em 2026: é uma plataforma para veículos 100% elétricos para todas as marcas para todos os segmentos. Esta plataforma única será complementado por um sistema único de serviços conectados (em desenvolvimento com a Microsoft) e um único tipo de baterias atualmente em desenvolvimento na Volkswagen.

De forma resumida trata-se de unificar ao máximo as tecnologias e componentes usados pelas diferentes marcas do grupo, tornar-se menos dependente de fornecedores externos ao mesmo tempo que reduz custos e aumenta rentabilidade.

0 comentários: